Rússia emite mandado de prisão para senador dos Estados Unidos por causa de comentários sobre a Ucrânia

Leia mais

O aliado de Donald Trump, Lindsey Graham,  descreveu a assistência militar dos EUA à Ucrânia como “o melhor dinheiro que já gastamos – os russos estão morrendo”.

O Ministério do Interior da Rússia emitiu na segunda-feira um mandado de prisão para o senador norte-americano Lindsey Graham após seus comentários relacionados aos combates na Ucrânia.

Em um vídeo editado de sua reunião na sexta-feira com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, divulgado pelo gabinete de Zelenskyy, Graham, um republicano da Carolina do Sul, observou que “os russos estão morrendo” e descreveu a assistência militar dos Estados Unidos ao país como “o melhor dinheiro que já gastamos.”

Parece que Graham fez os comentários em diferentes partes da conversa, mas o pequeno vídeo do gabinete presidencial da Ucrânia os colocou um ao lado do outro, causando indignação na Rússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou no domingo dizendo que “é difícil imaginar uma vergonha maior para o país do que ter tais senadores”.

O Comitê Investigativo, a principal agência de investigação criminal do país, abriu um inquérito criminal contra Graham, e o Ministério do Interior emitiu um mandado de prisão, conforme indicado na segunda-feira por seu registro oficial de suspeitos criminais procurados.

Graham, respondendo no Twitter na segunda-feira, disse que “usaria o mandado de prisão” como uma medalha de honra, acrescentando que saber que atraiu a ira do regime de Putin “me traz imensa alegria”.

O aliado de Donald Trump também fez uma oferta aos seus “amigos” russos. “Vou me submeter à jurisdição do Tribunal Penal Internacional se você o fizer”, escreveu ele. “Venha e faça o seu melhor caso. Nos vemos em Haia!

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais