Foram relatadas explosões em várias regiões da Ucrânia na sexta-feira
247 – A Rússia lançou o maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início de sua operação militar, segundo informaram as Forças Armadas da Ucrânia à emissora CNN nesta sexta-feira (29).
Um número sem precedentes de drones e mísseis foram disparados contra alvos em todo o país, matando pelo menos 26 pessoas e ferindo mais de 120 outras, segundo os militares ucranianos.
Foram relatadas explosões em várias regiões da Ucrânia na sexta-feira, após alarmes de ataques aéreos terem sido acionados em todo o território do país.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, relatou duas séries de explosões em uma hora. Ele mais tarde disse que as explosões danificaram um armazém e o prédio de uma estação de metrô que também servia como abrigo, Lukianivska.
“Os sistemas de defesa aérea estão funcionando. Permaneçam nos abrigos antibomba”, disse Klitschko no Telegram.
O prefeito de Lviv, Andriy Sadovyi, disse que a cidade foi atingida por ataques aéreos após a ativação do alerta de ataques aéreos.
“Fomos informados de dois ataques aéreos em Lviv. Estamos aguardando mais informações dos serviços operacionais”, disse Sadovyi, conforme citado pelo jornal ucraniano Dzerkalo Tyzhnia.
Sons de explosões também foram ouvidos em Dnipropetrovsk, Kharkiv e Odesa, assim como em cidades e vilas nas regiões de Sumy, Khmelnytskyi e Ternopil.
Ataques de precisão contra infraestrutura ucraniana têm sido realizados pela Rússia desde 10 de outubro, dois dias após o primeiro ataque à Ponte da Crimeia.
O Ministério da Defesa russo disse nesta sexta-feira que as Forças Armadas russas realizaram 50 ataques em grupo e um ataque massivo usando armas de precisão e drones nas instalações militares da Ucrânia na última semana.
“De 23 a 29 de dezembro, as forças armadas russas realizaram 50 ataques em grupo e um ataque massivo usando armas de precisão e veículos aéreos não tripulados nos objetos do complexo militar-industrial [da Ucrânia], infraestrutura de aeródromos militares, arsenais, bem como locais de armazenamento — munição de artilharia, barcos não tripulados, armas e combustível para equipamento militar”, disse o ministério, acrescentando que todos os alvos foram atingidos. (Com informações da Sputnik).