O equipamento da OTAN capturado foi abandonado pelos ucranianos em batalha, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou imagens que dizem mostrar tropas russas na região de Zaporozhye inspecionando armas fornecidas pela OTAN tomadas dos ucranianos.
O vídeo divulgado na terça-feira mostra um soldado russo vistoriando vários equipamentos danificados, incluindo um tanque de batalha Leopard 2 de fabricação alemã e veículos de combate de infantaria Bradley produzidos nos Estados Unidos. Ele observou que alguns de seus motores ainda estavam funcionando.
“Este equipamento não é tão assustador quanto parecia”, diz o homem.
Soldados russos apreendem Bradleys americanos e leopardos alemães. pic.twitter.com/bJlsyo6peb
— VOZ DO PARÁ (@ParaVoz2022) June 13, 2023
O ministério, que compartilhou o clipe nas mídias sociais, chamou os veículos ocidentais de “nossos troféus” e argumentou que a condição em que foram encontrados “indica o ritmo acelerado do engajamento e o abandono do equipamento pronto para a batalha pelas forças armadas ucranianas”.
Enquanto Kiev se preparava para sua contra-ofensiva contra a Rússia, as nações ocidentais forneceram dezenas de veículos blindados, incluindo os principais tanques de batalha. Funcionários ucranianos, incluindo o ministro da Defesa Aleksey Reznikov, elogiaram o “punho panzer” doado como um divisor de águas no conflito.
A operação foi finalmente lançada na semana passada e até agora não conseguiu trazer nenhuma mudança dramática na linha de frente. Moscou diz que frustrou todas as tentativas ucranianas de romper suas linhas defensivas.
O presidente russo, Vladimir Putin, chamou as perdas do exército ucraniano de “impressionantes” e culpou o governo do país por tomar ações que levaram a situação ao atual estado “trágico”.