A pesquisa apontou que as pessoas assinam serviços como Netflix, HBO Max, Prime Video em razão dos preços acessíveis e de diversificado catálogo de séries e filmes
Uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media revelou que o streaming, atualmente em forte ascensão, é o responsável por 21% do tempo que os brasileiros passam em frente à televisão. Ainda segundo os dados, divulgado também pelo site Convergência Digital, o restante das emissoras de TV são agora responsáveis por 79% do tempo de consumo de tela.
Em 2021, 205.876.165 pessoas assistiram aos canais de TV aberta e PayTV – TV Paga. Com grande alcance no território brasileiro, o tempo médio diário gasto assistindo a conteúdos do tipo é de 5h37min. Ainda de acordo com a pesquisa, 25% de todo o tempo dedicado à televisão é assistindo a jornalismo, o ranking de preferências é seguido por novelas (18%), programas de auditório (9%) e reality shows (4%).
É inegável o boom do streaming nos últimos anos, bem como a acirrada concorrência que se desenvolve de um tempo para cá – levando, inclusive, a pioneira Netflix a perder antigos assinantes (por diversos fatores, claro). O levantamento apontou ainda que as principais razões que levam tantas pessoas a assinarem serviços como Netflix, HBO Max, Prime Video e tantos outros, são os preços acessíveis e um diversificado catálogo de séries e filmes (47%), além da experiência de uso (30%), que facilita e se distancia muito da antiga forma de alugar filmes em locadoras.
O impacto, contudo, não fica apenas para preços, opções de conteúdo ou facilidade, já que o formato também tem sido aproveitado pela área de publicidade. Ainda em 2021, 63% de todo o investimento publicitário foi feito em formatos de vídeo. Entre os gêneros de programação, destaca-se a popularidade dos reality shows, que apresentam altos índices de audiência e se transformaram em uma grande estratégia para as marcas.
Recentemente, inclusive, o Disney+ anunciou que irá adicionar um plano opcional com anúncios na plataforma, que surgirão a cada hora assistida com comerciais de quatro minutos. O streaming ainda está em contato com as agências de publicidade para decidir as diretrizes do novo projeto, mas já ressaltou que não irá permitir comerciais de bebidas alcoólicas e nem anúncios politizados ou de políticos.