Tropas russas esmagam terroristas ucranianos na região de Belgorod

Leia mais

Os militares russos bloquearam e eliminaram as formações nacionalistas ucranianas na região de Belgorod durante uma operação antiterrorista

MOSCOU, 23 de maio. /TASS/. Como parte de uma operação antiterrorista, os militares russos eliminaram as formações nacionalistas ucranianas que se infiltraram no distrito de Grayvoronsky, na região de Belgorod, na segunda-feira, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, tenente-general Igor Konashenkov, na terça-feira. Cerca de 70 terroristas ucranianos foram eliminados. De acordo com os dados mais recentes, nenhum civil foi morto como resultado das ações do grupo de sabotagem e 12 pessoas ficaram feridas. Uma idosa morreu durante a evacuação.

Quais as informações mais recentes sobre a situação na região de Belgorod

Eliminação de sabotadores ucranianos

– Os militares russos bloquearam e eliminaram as formações nacionalistas ucranianas na região de Belgorod durante uma operação antiterrorista. Os terroristas se infiltraram no território russo em 22 de maio depois de bombardear o posto de fronteira de Kozinka e várias outras instalações civis, especificou o Ministério da Defesa da Rússia.

– As formações nacionalistas foram bloqueadas e eliminadas por ataques aéreos, fogo de artilharia e ações ativas das unidades de segurança de fronteira do Distrito Militar Ocidental. Mais de 70 terroristas ucranianos foram eliminados. Os militares russos empurraram os remanescentes do grupo de sabotagem de volta para a Ucrânia, onde continuaram a atirar neles até serem completamente eliminados.

– As tropas russas também destruíram quatro veículos blindados de combate e cinco picapes.

Situação na região

-Nas últimas 24 horas, as tropas ucranianas bombardearam cerca de 20 comunidades na região de Belgorod, disse o governador regional Vyacheslav Gladkov. Eles usaram um sistema de foguetes de lançamento múltiplo e lançaram dispositivos explosivos em prédios residenciais e pessoas usando drones.

– Cerca de 29 edifícios residenciais e três veículos foram danificados. Quedas de energia foram registradas em 14 localidades populosas. Será possível iniciar o restabelecimento do serviço assim que a situação o permitir, esclareceu o governador.

– A Ucrânia lançou um ataque de informações sem precedentes aos habitantes da região, espalhando rumores de que tanques estão entrando na região e que uma catástrofe nuclear se aproxima. O objetivo da Ucrânia é intimidar as pessoas e espalhar o pânico na região, disse o governador, pedindo que apenas as informações oficiais sejam confiáveis.

Evacuação de moradores

– Os habitantes de nove comunidades foram evacuados devido à infiltração de sabotadores ucranianos. Eles são Grayvoron, Novostroyevka, Gorkovsky, Bezymeno, Mokraya Orlovka, Glotovo, Gora Podol, Zamostye e Spodaryusheno.

– O governador regional não recomenda que os moradores do distrito de Grayvoronsky voltem para casa. Segundo ele, as autoridades avisarão quando for seguro fazê-lo.

– Os residentes que foram evacuados anteriormente estão hospedados em centros de acomodação temporários em Stary Oskol e nos distritos de Yakovlevsky e Ivnyansky.

Número de vítimas

– Segundo Gladkov, 12 pessoas ficaram feridas em bombardeios das tropas ucranianas. Na segunda-feira, ele informou que oito pessoas ficaram feridas como resultado da infiltração de sabotadores ucranianos no distrito de Grayvoronsky.

– Nenhum civil foi morto como resultado das ações dos sabotadores ucranianos.

– Dois civis feridos que estiveram nas localidades povoadas infiltradas pelo inimigo, onde as forças russas não conseguiram alcançá-los imediatamente, foram hospitalizados.

– Uma mulher nascida em 1941 morreu durante a evacuação. Ela estava em um ônibus com o filho e a nora. A causa de sua morte está sendo estabelecida.

Reação das autoridades

– O Comitê Investigativo da Rússia abriu um processo criminal por acusações de terrorismo, atentados contra a vida de policiais, tentativa de homicídio, dano premeditado à propriedade e tráfico ilegal de armas e explosivos.

– Os investigadores estão estabelecendo as identidades dos atacantes.

– A incursão de sabotadores ucranianos causou profunda preocupação no Kremlin, disse o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov. Não há planos de realizar uma sessão especial do Conselho de Segurança da Rússia sobre esses eventos. Uma reunião ordinária será realizada ainda esta semana.

Ações da Ucrânia

– As autoridades da região de Sumy, na Ucrânia, anunciaram a evacuação de residentes de várias localidades do distrito de Akhtyrsky, perto da fronteira da região de Belgorod.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais