Tropas capturadas disseram aos soldados russos que haviam sido enganados por seus comandantes
Os militares ucranianos perderam “dezenas” de peças de equipamento ocidental e centenas de soldados em um ataque malsucedido às posições russas na região de Zaporozhye, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia na terça-feira.
O ataque da noite anterior veio como parte de uma contraofensiva ucraniana muito mais ampla, em toda a linha de frente, de Zaporozhye a Donetsk.
O ataque da 65ª Brigada Mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia (AFU) foi repelido pelas tropas do 58º Exército de Armas Combinadas da Rússia e do batalhão Vostok-Akhmat. O Ministério da Defesa russo não disse exatamente quantos soldados ucranianos foram mortos ou feridos, em vez disso, colocou as perdas em “centenas”.
Em uma declaração separada na terça-feira, o chefe do Comitê de Defesa da Duma Estatal da Rússia, Andrey Kartapolov, anunciou que Kiev havia perdido 900 soldados em toda a frente devido a mortes e ferimentos nas 24 horas anteriores.
Segundo o ministério, soldados ucranianos capturados disseram às tropas russas que foram “enganados” por seus comandantes com promessas de reforços e enganados sobre a verdadeira força das forças russas na área. “Caso contrário”, disse o ministério em comunicado, “não haveria ninguém disposto a lançar uma ofensiva”.
Em imagens de vídeo divulgadas pelo ministério, um ucraniano capturado descreveu uma situação de “completa incompetência” no terreno, na qual as brigadas operam lado a lado sem comunicação cruzada e os comandantes conscientemente enviam tanques Western Leopard e veículos de combate de infantaria Bradley para o alcance. de mísseis antitanque russos.
O soldado capturado afirmou que seus comandantes não conseguiram remover os corpos das linhas ucranianas e que alguns cadáveres foram deixados para se decompor desde que a contraofensiva começou há quase duas semanas. “É só um pesadelo”, disse o soldado. “Um verdadeiro moedor de carne.”
A tão prometida contraofensiva da Ucrânia começou em 5 de junho com um ataque fracassado às posições russas perto de Donetsk. Onda após onda de ataques se seguiram, todos os quais as forças russas conseguiram repelir antes que seu labirinto de trincheiras, campos minados e fortificações pudesse ser violado.
Na semana passada, Moscou calculou as perdas ucranianas em cerca de 7.500 homens e 30% de seus tanques e veículos blindados fornecidos pelo Ocidente. Kartapolov colocou as perdas perto de 20.000, mas não explicou suas fontes.
A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Anna Malyar, disse na terça-feira que, embora a situação no campo de batalha “seja bastante difícil” no momento, o “maior golpe” de Kiev contra as forças russas “ainda está por vir”.
#AtaqueUcranianonasPosiçõesRussas
#ContraOfensivaUcraniana
#PerdasEquipamentoSoldadosUcranianos
#SoldadosUcranianosEnganados
#IncompetênciaForçasUcranianas
#OfensivaFracassadaUcrânia
#RepulsãoForçasRussas
#PerdasUcranianasEstimadas
#ContraOfensivaFuturaUcrânia
#AvaliaçãoSituaçãoCampoBatalha