Na próxima segunda-feira, 20, o partido político União Brasil inaugura sede no estado do Pará. Na cerimônia estarão presentes os deputados federais Celso Sabino, Eduardo Costa e Hélio Leite.
O União Brasil é o mais novo partido político do país, criado em outubro de 2021. A partir da fusão do DEM – partido que ajudou a destruir os direitos previdenciários e trabalhistas – com o PSL – partido que entregou o Brasil ao fracassado presidente Jair Bolsonaro. A foto dos integrantes apresenta apenas pessoas do sexo masculino, brancos e ricos, o que denota o caráter ultraconservador da legenda.
As forças sociais do Pará devem ficar atentas a atuação da legenda, pois é preciso barrar o retrocesso que esse tipo de política promove em termos de caos e atraso.
Antecedentes
Em 2017, foi promulgada a Emenda Constitucional 97, que estabeleceu uma cláusula de barreira progressiva, para que os partidos políticos brasileiros tenham acesso gratuito ao rádio e à televisão em propaganda eleitoral, bem como ao fundo partidário. Igualmente, a emenda proibiu a formação de coligações políticas para a disputa de eleições proporcionais. O objetivo da referida emenda foi diminuir o número de partidos políticos no Brasil.
Desde então, alguns partidos políticos foram incorporados a outros. Em 2021, o Partido Social Liberal e Democratas anunciaram a fusão. Historicamente, Democratas é um dos maiores partidos da direita brasileira, sendo sucessor do PFL, enquanto o PSL é historicamente um partido social-liberal pequeno, porém elegeu Jair Bolsonaro como presidente da república e passou a se colocar como um partido mais direitista.