Venezuela e Bolívia selam uma nova etapa em suas relações bilaterais com a assinatura de 13 acordos de cooperação em áreas estratégicas
Reunidos em Caracas (capital da Venezuela), o presidente do país bolivariano, Nicolás Maduro, e seu homólogo boliviano, Luis Arce, assinaram nesta quinta-feira 13 pactos de cooperação em áreas estratégicas. Os documentos incluem convenções, memorandos de entendimento e acordos nas áreas de petróleo, gás, mineração, educação, saúde, ligações aéreas e cultura.
Após o encontro, o presidente boliviano agradeceu a Maduro a hospitalidade e o carinho do povo venezuelano, para depois assegurar que tal passo resultará no reatamento dos laços entre os dois países latino-americanos.
“Este fortalecimento e assinatura de acordos que foram alcançados após vários dias de trabalho, marca o reinício de nossas relações”, afirmou Arce.
Por sua vez, o presidente venezuelano insistiu que está sendo formada uma aliança estratégica à qual ambos os governos devem dedicar tempo e obter resultados.
#Noticia 📰 | Presidente @NicolasMaduro recibe a su par boliviano en el Palacio de Miraflores https://t.co/DwFLgCvJLO pic.twitter.com/8j2gkKeWTB
— Prensa Presidencial (@PresidencialVen) April 20, 2023
A representação diplomática venezuelana foi saqueada por grupos violentos durante o golpe de estado que levou, em novembro de 2019, à renúncia do então presidente da Bolívia, Evo Morales. Porém, um ano depois e após a tomada do poder pelo aliado de Morales, Luis Arce reatou os laços, agora com mais energia.