A maioria das pessoas com mais de 40 anos consulta regularmente um oftalmologista. Mas, embora a maioria consulte seu médico de olhos para um exame oftalmológico, muitos não percebem o quanto nossos olhos podem dizer sobre nossa saúde.
Na verdade, seus olhos podem ser uma das primeiras partes do corpo a mostrar sinais de pressão alta – muitas vezes antes que a maioria das pessoas perceba que tem a condição.
Estima-se que 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo tenham hipertensão – mas apenas metade dessas pessoas está ciente disso ou foi diagnosticada. Muitas pessoas podem não saber que têm pressão alta porque tem poucos sinais ou sintomas de alerta. É também por isso que muitas vezes é chamado de “o assassino silencioso “.
A pressão alta não é algo que se desenvolve de repente. Muitas vezes, é o resultado de muitos anos de um estilo de vida pouco saudável com má alimentação, falta de atividade física, tabagismo e consumo excessivo de álcool. História familiar de pressão alta, juntamente com outras condições – como diabetes e doença renal – também são fatores de risco.
Se não for tratada, a pressão alta pode aumentar o risco de doenças cardíacas (incluindo ataques cardíacos e insuficiência cardíaca), acidente vascular cerebral, doença renal, demência vascular, além de causar problemas oculares. É por isso que é importante detectar a pressão alta cedo – e exames oftalmológicos regulares podem ser uma maneira de fazer isso.
Mudanças de pressão
Existem várias maneiras de descobrir se você tem pressão alta. Você pode obtê-lo verificado pelo seu médico, em uma farmácia ou usando um kit de teste caseiro. Isso geralmente é feito com um estetoscópio, braçadeira ou braçadeira automatizada, que pode ser usada em casa.
O NHS aconselha as pessoas a verificarem a pressão arterial a cada cinco anos – embora isso possa ser anual se uma pessoa estiver em maior risco de ter pressão alta.
Mas seu oftalmologista também pode detectar sinais de pressão alta – possivelmente antes mesmo de seu médico.
Ao visualizar o interior do olho com uma lâmpada de fenda (um microscópio especializado usado durante um exame oftalmológico) ou tirar uma fotografia da retina, muitas partes diferentes dos olhos podem ser vistas – incluindo os pequenos vasos sanguíneos.
Esses pequenos vasos sanguíneos são muito sensíveis a alterações na pressão arterial e podem ser danificados como resultado da pressão alta – o que pode levar a visão embaçada. A pressão alta também pode causar um acúmulo de líquido abaixo da retina, o que também pode afetar a saúde do olho.
Durante um exame oftalmológico, um oftalmologista pode medir o diâmetro dos vasos sanguíneos para determinar se é provável que uma pessoa tenha pressão alta. Se o oftalmologista tirar uma fotografia da retina, os sinais de pressão alta serão vistos em áreas vermelhas de hemorragia nos olhos.
A circulação do olho é muito semelhante à circulação do cérebro. Isso ocorre porque os olhos se desenvolveram a partir do tecido cerebral, por isso são frequentemente chamados de “a janela para o cérebro. Essa também é a razão pela qual as alterações nos vasos sanguíneos do olho podem ser usadas como um sinal de alerta precoce para o que provavelmente acontecerá no cérebro e em outras partes do corpo.
Mas como as alterações nos vasos sanguíneos do olho também podem ser causadas por outras doenças que afetam os olhos (como diabetes), quaisquer alterações que suas manchas optometristas precisariam ser confirmadas por um médico de família ou aparelho de pressão arterial em casa.
Para diagnosticar alguém com pressão alta olhando para os olhos, os oftalmologista procurarão acúmulo de líquido no olho (o que pode levar ao inchaço), inflamação e disfunção dos vasos sanguíneos. Eles também podem medir o diâmetro dos vasos sanguíneos nos olhos para prever quem está em maior risco de desenvolver pressão alta e doenças cardiovasculares.
Seu oftalmologista também pode fazer perguntas sobre sua saúde durante um exame – inclusive se você tem pressão alta – para identificar melhor os fatores de risco para certas condições oculares. Algum dia, a IA poderá até ser usada durante exames oftalmológicos regulares para identificar melhor aqueles em risco de ter um ataque cardíaco.
Embora um exame oftalmológico regular não substitua um exame médico regular com seu médico, geralmente é o primeiro lugar em que a pressão alta é detectada, pois os pacientes geralmente não apresentam sintomas. Os oftalmologista também podem detectar sinais de outras doenças – como diabetes – que também podem causar danos aos olhos.
Rebekka Heitmar, Leitora, Optometria e Ciências da Visão, Universidade de Huddersfield e Christian French , Professora Sênior, Optometria, Universidade de Hertfordshire.
Fonte: The Conversation