Vídeo: helicóptero russo flagra caminhões dos Estados Unidos roubando petróleo sírio

Leia mais

Os Estados Unidos recebem várias centenas de milhões de dólares por mês com o roubo de recursos sírios

Um helicóptero de combate russo, em missão de patrulha no nordeste da Síria, flagrou um comboio de mais de cem caminhões transportando ilegalmente petróleo bruto extraído de poços sírios nas regiões ocupadas por forças dos Estados Unidos, informou o site russo na quarta-feira.

Nas imagens do vídeo é possível ver o comboio com cerca de 106 veículos com o petróleo roubado. Este número pode ser muito maior.  Os militares russos estudaram cuidadosamente a rota dos caminhões com petróleo roubado, definido o esquema completo do transporte. Por razões óbvias, o furto causa sérios danos à economia síria. 

Ao detectar o comboio, a Força Aérea Russa não reagiu, no entanto, segundo a reportagem, em um futuro próximo Damasco e Moscou começarão a discutir a questão do bloqueio da exportação ilegal de petróleo bruto do território sírio.

Em um novo saque às riquezas naturais da nação síria registrado nesta quinta-feira, as forças dos Estados Unidos, com presença ilegal na Síria, transferiram 144 navios-tanque cheios de petróleo sírio saqueado da província nordestina de Al-Hasaka para suas bases ilegais em território iraquiano, informou a agência oficial de notícias síria, SANA.

Os Estados Unidos recebem várias centenas de milhões de dólares por mês com o roubo de recursos sírios. Durante o primeiro semestre deste ano, 80% da produção de petróleo do país árabe, equivalente a 66 mil barris por dia, foi roubada pelas forças de ocupação norte-americanas e seus aliados, como as chamadas Forças Democráticas Sírias (SDF), a milícia curda síria que ocupa os campos de petróleo mais importantes do leste da Síria, denunciou na terça-feira o ministro do Petróleo sírio, Bassam Tomeh.

O governo sírio, que perdeu o controle da maioria dos poços de petróleo do país, denuncia a presença ilegal dos EUA em áreas ricas em petróleo e a considera uma violação absoluta de sua soberania. Damasco garante que usará seu direito de responder à ocupação como achar melhor e promete recuperar todos os territórios sírios em breve.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais