Vídeo do Ministério da Defesa britânico bota alfinete no coração do país, mas não cita nominalmente o Brasil
Um bizarro vídeo de preparação de guerra produzido e divulgado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido exibe um mapa com o Brasil marcado como um ponto de ameaça de conflitos na visão britânica.
O vídeo mostra um discurso de Grant Shapps falando sobre as “ameaças” que o Reino Unido sofre e cita pontos de disputa ao redor do mundo.
Ele diz: “o mundo se tornou mais perigoso”.
“Da Rússia ao Mar Vermelho, vemos a prova disso todos os dias. Para proteger o Reino Unido de ameaças crescentes, devemos dissuadir os nossos inimigos, liderar os nossos aliados e defender a nossa nação”, acrescentou.
Shapps fala da guerra da Ucrânia, do Oriente Médio, do Mar do Sul da China, da Coreia do Norte, da África e da América do Sul. Ao citar o nosso continente, o vídeo britânico coloca um ponto dentro do centro-oeste brasileiro.
O discurso do Reino Unido claramente coloca os países não-alinhados ao Ocidente como ameaças e, apesar da fala de Shapps não cita nominalmente o Brasil, usuários acreditam que os britânicos podem enxergar o Brasil como uma ameaça por não se alinhar diretamente com as diretrizes da OTAN.
Contudo, o Brasil não possui pretensões militares e, desde o início do governo Lula, tem defendido conversas de paz entre Rússia e Ucrânia, um cessar-fogo entre Israel e Palestina, e uma desescalada de conflitos ao redor do mundo.
Os britânicos já decidiram alinhar-se com a Guiana no possível conflito com a Venezuela e enviaram equipamento militar para o pequeno país que disputa a região do Essequibo com Caracas. O Brasil se mantém neutro e deseja mediar negociações de paz para evitar uma guerra no continente sul-americano.
Por isso, o fato do ministério da Defesa do Reino Unido usar a imagem do Brasil como um ponto de ameaça na América do Sul foi visto com estranheza pelos usuários do Twitter.
Veja o vídeo:
Every day we’re seeing the tragic consequences of the more dangerous world we’re living in.
How we respond will define our future. And the choice is clear.
Just like our enemies, we must be prepared for a new era of confrontation. pic.twitter.com/ZNbZn5wUnL
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) January 15, 2024
Assistam o canal vamos falar de história do Felipe de Deus… já tem um tempo que franceses, estadunidenses e agora os ingleses querem invadir para matar, roubar e destruir não só os brasileiros como toda a América católica..