Vladimír Putin negocia acordo da paz na histórica disputa entre Armênia e Azerbaijão

Leia mais

A Armênia e o Azerbaijão travaram uma guerra em 2020, que matou mais de 6.000 pessoas

O presidente russo, Vladimír Putin, diz que a Armênia e o Azerbaijão estão caminhando para um acordo de paz e apenas problemas “técnicos” permanecem por resolver.

Na quinta-feira, Putin realizou uma reunião na capital russa, Moscou, com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, e o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, para discutir uma disputa sobre uma estrada chamada Corredor Lachin dentro de Nagorno-Karabakh. 

O presidente russo afirmou que os três participantes discutiram detalhadamente sobre diferentes assuntos, acrescentando que no geral, apesar das dificuldades e problemas, a situação caminha para um acordo.

Nas principais questões há acordo, (…) restam apenas obstáculos transponíveis”, chamando-lhes diferenças de terminologia e “estritamente técnicas”.

“Ainda há questões não resolvidas, mas na minha opinião, e discutimos isso com nossos colegas azeris e armênios, elas são de natureza puramente técnica”, explicou Putin.

O presidente russo anunciou uma reunião na próxima semana em Moscou com a participação dos vice-primeiros-ministros dos três países para tentar resolver os problemas que subsistem, que se referem sobretudo ao desbloqueio das comunicações e transportes na região.

Ao desenvolver sua posição, ele indicou que um sinal chave de progresso é um acordo sobre a questão fundamental da integridade territorial, acrescentando posteriormente que é, de fato, a base para acordar outras questões secundárias.

Corredor Lachin: O que está em jogo?

A Armênia e o Azerbaijão travaram uma guerra por Nagorno Karabagh em 2020, que matou mais de 6.000 pessoas. A guerra terminou em um armistício mediado pela Rússia sob o qual a Armênia renunciou aos territórios ao redor da região. 

Nagorno Karabakh fica dentro do Azerbaijão, mas as forças armênias étnicas apoiadas pelos armênios controlavam a região e os territórios vizinhos desde 1994.

O acordo para acabar com a guerra deixou o corredor Lachin como a única conexão autorizada entre Nagorno-Karabakh e a Armênia. A Rússia enviou uma força de paz de 2.000 homens para manter a ordem, inclusive garantindo que a estrada do Corredor Lachin permaneça aberta.

No entanto, em dezembro passado, os azerbaijanos começaram a bloquear a estrada, dizendo que estavam protestando contra a mineração ilegítima dos armênios. Uma medida que causou uma onda de protestos entre as autoridades armênias.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais