Zelensky rejeita rendição imposta pela OTAN: “Os países do Ocidente buscam apenas os próprios interesses”

Leia mais

A Ucrânia disse que não aceita o cessar-fogo oferecido pelo Ocidente, nem cederá seus territórios à Rússia

O presidente ucraniano denunciou a pressão do Ocidente para que Kiev encerre o conflito com a Rússia sem “resultados positivos” para a Ucrânia.

“Todo mundo quer nos empurrar o máximo possível para algum resultado que não seja exatamente o que queremos, [mas que] beneficie um ou outro partido, que tem seus próprios interesses”, disse o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, nesta segunda-feira.

Em declarações feitas durante uma coletiva de imprensa, o presidente ucraniano lamentou que, apesar do fato de o Ocidente estar “farto” com o conflito na Ucrânia, a comunidade internacional busca “algum tipo de resultado” que esteja de acordo com seus próprios interesses.

O presidente ucraniano insistiu que seu país deve colaborar “com todos os países europeus e o resto do mundo” enquanto a operação russa está ocorrendo na Ucrânia.

Por outro lado, ele afirmou que ainda não discutiu com seus colegas as formas de resolver o conflito “com um resultado positivo” para o povo ucraniano.

Enquanto isso, Zelenski admitiu em março que seu país tem que pagar em troca do apoio que recebe do Ocidente para enfrentar a operação russa. “ Às vezes recebemos armas diretamente, mas devemos entender que tudo tem seu preço e não é de graça”, revelou.
Por sua vez, um assessor do presidente da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, também declarou que o governo de seu país não aceita o cessar-fogo oferecido pelo Ocidente no conflito em curso, nem cederá seus territórios à Rússia.

Desde o início da operação militar russa na Ucrânia no final de fevereiro passado, as delegações ucraniana e russa realizaram várias rodadas de negociações. As partes chegaram a um acordo em 29 de março na Turquia. No entanto, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou em maio que Kiev havia desistido do acordo, de modo que o processo de paz terminou em um beco sem saída.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais