Brasil vai investir na produção de chips semicondutores

Leia mais

O governo Lula reverteu a extinção do Ceitec e disse que a estatal representa uma oportunidade para impulsionar o setor de chips no Brasil

O governo brasileiro planeja retomar o plano de fabricar chips semicondutores no país. Para isso, o presidente Lula assinou um decreto na última segunda-feira (06) que impede a extinção do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec). A estatal passava pelo processo de “dissolução societária”, iniciado no governo de Jair Bolsonaro.

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira, e excluiu o Ceitec do Programa Nacional de Desestatização (PND). Segundo o governo, o novo decreto considera as conclusões de um grupo de trabalho interministerial, que avaliou o processo de dissolução da estatal, criada em 2008.

A retomada da Ceitec representa uma oportunidade importante para impulsionar o setor de semicondutores, aumentando a competitividade e relevância do Brasil no mercado global.

Nos últimos anos, o Ceitec recebeu R$ 800 milhões em aportes públicos. No entanto, a estatal nunca conquistou relevância nacional ou internacional dentro do mercado de chips. As informações são de O Globo.

Setor é alvo de intensas disputas mundiais

Atualmente, o mercado de chips semicondutores é dominado por Taiwan e Coreia do Sul. Mas nos últimos anos a China tem investido pesado no setor, o que gera preocupações no governo dos Estados Unidos e de países europeus.

Para evitar o desenvolvimento da tecnologia chinesa e uma dependência de Pequim, várias sanções foram anunciadas contra a China. Essa disputa ficou conhecida como a “guerra dos chips“.

A Casa Branca anunciou uma série de medidas que proíbem que o governo chinês importe os chips mais avançados, mas também adquira os insumos para desenvolver seus próprios semicondutores e supercomputadores avançados, e até mesmo dos componentes, tecnologia e software de origem americana que poderiam ser usados para produzir equipamentos de fabricação de semicondutores para, eventualmente, construir suas próprias fábricas para fabricar seus próprios chips.

Importância dos chips semicondutores

Nos últimos anos, os chips semicondutores se tornaram uma força vital da economia moderna e o cérebro de todos os dispositivos e sistemas eletrônicos, de iPhones até torradeiras, data centers a cartões de crédito.

Um carro novo, por exemplo, pode ter mais de mil chips, cada um gerenciando uma operação do veículo.
Os semicondutores também são a força motriz por trás das inovações que prometem revolucionar a vida no próximo século, como a computação quântica e a inteligência artificial, como o ChatGPT, da OpenAI.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais