O termo “Fanta” vem da palavra alemã para fantástico, “fantastisch”
A história por trás da criação da Fanta é controversa. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola enfrentou dificuldades para importar seus ingredientes para a Alemanha, levando a criação de uma nova bebida com gás para atender às tropas alemãs. A Fanta foi criada nesse contexto. As informações são do Dailymail.
Na década de 1920, os executivos da Coca Cola buscavam expandir a marca em todo o mundo para lucrar com sua crescente popularidade. O refrigerante foi criado como um tônico medicinal para o tratamento de uma série de condições, mas logo foi comercializado para o consumidor comum.
O refrigerante tornou-se incrivelmente popular na Alemanha nazista e as importações continuaram até 1933, quando Adolf Hitler se tornou chanceler.
No entanto, assim que Hitler começou a levar a Alemanha à ditadura e à guerra, a filial alemã da Coca Cola estava encontrando cada vez mais dificuldade em obter o xarope usado em sua fabricação.
Um embargo comercial foi lançado em setembro de 1939 após o ataque Blitzkrieg de Hitler à Polônia. Isso se seguiu a várias violações do Tratado de Versalhes, onde Hitler aproveitou o apaziguamento dos aliados.
O chefe da Coca-Cola na Alemanha, Max Keith, estava desesperado porque estava ficando sem suprimentos devido ao embargo comercial. Além disso, por causa da guerra, o nome Coca-Cola não podia mais ser usado na Alemanha, então a subsidiária local de Keith criou a nova marca, a Fanta, que vem da palavra alemã para fantástico, fantastisch.
Então ele encarregou os químicos de sua empresa de criar uma nova bebida usando os ingredientes disponíveis para saciar o apetite da Alemanha por refrigerantes.
Os cientistas enfrentaram restrições nos ingredientes que podiam usar e tiveram que se concentrar em subprodutos da indústria alimentícia. Em vez do xarope concentrado importado dos Estados Unidos, eles desenvolveram uma nova bebida carbonatada usando restos de caroço de maçã da indústria de sidra e soro de leite, que é um subproduto da fabricação de queijo.
O desenvolvimento da Fanta na Alemanha nazista até se tornou objeto de pesquisa acadêmica.
Em 2020, Sabithulla Khan publicou um artigo sobre ‘Coca-Cola, Fanta e os nazistas: lições de ética nos negócios com a bebida carbonatada mais famosa dos Estados Unidos‘.
No artigo do Dr. Khan, ele descreve a história da ‘bebida popular criada pela Coca-Cola’ e como ela foi ‘enraizada na Alemanha nazista’.
“O caso examina os dilemas éticos de continuar produzindo e promovendo uma bebida que tem um passado sinistro, dado que não apenas foi criada, mas também prosperou na Alemanha nazista quando os Estados Unidos estavam em guerra com a Alemanha. A lente da responsabilidade social corporativa é usada para examinar as práticas de negócios da empresa no passado e no presente. A questão do rebranding da Fanta é relevante, pois a responsabilidade social corporativa trata de construir uma empresa consciente da justiça e do jogo limpo ao fazer negócios”, escreve ele
Em 2015, a empresa-mãe da Fanta, a Coca-Cola, decidiu encomendar um anúncio para comemorar os 75 anos da marca na Alemanha, descrevendo-o como “os bons velhos tempos”.
Infelizmente, os gurus do marketing não perceberam que Adolf Hitler era o líder da Alemanha na época em que a empresa foi fundada e ignoraram os terríveis abusos dos direitos humanos perpetrados por seu regime.
O clipe detalhou como a Fanta foi criada pelos funcionários da empresa de refrigerantes, porque havia suprimentos limitados disponíveis para produzir Coca-Cola.
A narração em off do anúncio dizia em alemão:
“(…) 75 anos atrás, os recursos para nossa amada Coca-Cola na Alemanha eram escassos. Os funcionários da Coca-Cola – cérebros bastante inteligentes – precisaram pensar em algo e tiveram uma ideia brilhante. A partir de ingredientes escassos, como soro de leite e fibras de maçã, eles simplesmente desenvolveram uma nova bebida (…)”.
Mais adiante no clipe, o narrador diz
“Este refrigerante alemão faz 75 anos. E para comemorar, estamos trazendo de volta a sensação dos ‘bons velhos tempos’ com a nova Fanta Classic.”
Pouco depois de o anúncio ter sido veiculado pela primeira vez, a empresa foi inundada de reclamações e foi forçada a retirar a campanha publicitária.