Conheça os carros flex mais econômicos de 2023

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Veja se o seu carro está entre eles

Pensando em trocar de nave? Um negócio importante nessa missão é ficar de olho no gasto de combustível. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) fez um ranking que conta qual é a média de consumo dos carros no Brasil.

Chegou a vez do PBEV, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, lançar sua décima quinta edição em 2023. Veja a lista dos dez carros flex líderes em economia de combustíve no Brasil.

Os carros flex mais econômicos

Modelo Consumo cidade (etanol) Consumo estrada (etanol) Consumo cidade (gasolina) Consumo estrada (gasolina)
Toyota Corolla 1.8 híbrido flex CVT 12,8 km/l 11,1 km/l 18,5 km/l 15,7 km/l
Toyota Corolla Cross híbrido flex CVT 11,8 km/l 9,7 km/l 17,8 km/l 14,7 km/l
Renault Kwid 1.0 flex manual 10,8 km/l 11 km/l 15,3 km/l 15,7 km/l
Peugeot 208 1.0 flex manual 10,4 km/l 11,3 km/l 14,7 km/l 16,3 km/l
Chevrolet Onix Plus 1.0 flex manual 9,3 km/l 12 km/l 13,5 km/l 17,4 km/l
Fiat Cronos 1.0 flex manual 9,9 km/l 11,4 km/l 14 km/l 16,1 km/l
Fiat Mobi 1.0 flex manual 9,8 km/l 11 km/l 14,2 km/l 15,5 km/l
Volkswagen Polo 1.0 turbo flex manual 9,5 km/l 11,3 km/l 13,7 km/l 16,1 km/l
Chevrolet Onix 1.0 flex manual 9,3 km/l 11,4 km/l 13,3 km/l 16,5 km/l
Hyundai HB20 1.0 flex manual 9,6 km/l 10,4 km/l 13,3 km/l 14,6 km/l
O ranking considera a versão mais nova mais e eficiente de cada carro, todos tiraram nota B. Fonte: Inmetro/PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular)

Os dois primeiros da lista não são só flex, são híbridos, usa o motor elétrico na cidade e mostra seu lado flex na estrada.

Como o Inmetro avalia o consumo de combustível?

O Inmetro  atribue uma nota de A a E. Quanto mais perto do A, melhor! É tipo escola, mas no lugar de boletim, temos o consumo de combustível.

A medida comum é em km/l, mas o PBE também usa outra medida maluca, chamada de MJ/km (megajoules por quilômetro). Traduzindo: quanto de energia o carro gasta para rodar um quilômetro.

Quanto menor esse número, melhor é o carro na eficiência. Olha só o exemplo: o Corolla híbrido manda bem com 1,21 MJ/km, enquanto o HB20, que é o décimo da lista, precisa de 1,52 MJ/km para fazer o mesmo trajeto. É cada malabarismo na pista!

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