Elon Musk diz que o metaverso é uma merda, mas com o Neuralink será viável

Leia mais

“Claro que você pode colocar uma TV no nariz. Não tenho certeza se isso o coloca ‘no metaverso’.”

 

Em uma entrevista para o site de humor conservador The Babylon Bee, o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, explicou o conceito de Metaverso, o peculiar mundo virtual que o Facebook, agora conhecido como Meta, diz que suplantará nossas telas bidimensionais enfadonhas.

“Eu pareo uma daquelas pessoas que estava considerava a internet em 1995 como uma moda passageira ou algo que nunca vai chegaria a nada?” Musk perguntou ao site.

“Claro que você pode colocar uma TV no nariz”, acrescentou ele com desdém. “Não tenho certeza se isso o coloca ‘no metaverso’”.

Musk, por exemplo, certamente não está entusiasmado com a ideia de “amarrar uma maldita tela no rosto o dia todo e não querer sair nunca”.

“Isso tem futuro…?  De jeito nenhum”, disse ele na entrevista.

“É desconfortável ficar com  essa coisa amarrada na cabeça o tempo todo”, acrescentou. “Acho que estamos longe de imergir no metaverso.”

Musk também ofereceu o que considera uma alternativa muito melhor: um chip implantado cirurgicamente em seu cérebro, cortesia da empresa de interface cérebro-computador Neuralink que ele cofundou.

“A longo prazo, um Neuralink sofisticado poderá colocá-lo totalmente em uma realidade virtual”, disse ele.

Meta, anteriormente conhecido como Facebook, recentemente fez um grande avanço na Realidade Virtual – RV, vendendo seu Metaverso como uma forma mais significativa de se conectar com outras pessoas por meio de um fone de ouvido RV. Mas até o próprio vice-presidente da empresa para assuntos globais e comunicações, Nick Clegg, admitiu recentemente que ainda falta experiência.

“Se estou levantando minha cabeça, é porque estou bebendo meu café e este fone de ouvido horrível é muito volumoso para eu beber meu café sem mover meu fone de ouvido”, disse Clegg ao Financial Times em uma entrevista recente.

Musk também atacou o Web3, conceito que visa democratizar a internet reconstruindo-a em torno do blockchain. Em sua entrevista no Babylon Bee. ele descreveu o Web3 como “mais marketing do que realidade”.

“Eu ainda não entendi”, acrescentou ele com desdém. “Mas estou me esforçando, vamos colocar dessa maneira.”

Mas Musk parou de criticar o metaverso e o Web3  e mudou de assunto. Ele disse que “se arrisca” pelo fato de não conseguir ver o metaverso como algo consistente”, comparando sua perspectiva a David Letterman quando desqualificou a ideia da internet em uma entrevista de 1995 com Bill Gates, em um vídeo do qual ele compartilhou esta semana.

Se a ideia do metaverso vai decolar ou morrer ninguém sabe. Musk já se enganou antes. Embora as tecnologias de RV tenham evoluido, elas ainda estão longe do objetivo – imagine essa tecnologia alcançando a quantidade de usuários do Facebook.

Mas será que um chip cerebral implantado cirurgicamente convencerá clientes suficientes se os fones de ouvido de RV falharem? Isso é indiscutivelmente uma questão ainda maior.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais