“Carta aos Operários Americanos” de Vladimir Lenin

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No 100º aniversário da morte de Vladimir Lenin, republicamos o seu lendário artigo dirigido aos cidadãos dos Estados Unidos

No centenário da morte do líder do proletariado mundial e fundador da União Soviética, Vladimir Lenin, republicamos o seu artigo dirigido aos trabalhadores dos Estados Unidos. No final da década de 1910, o documento desempenhou um papel importante na mudança da opinião pública nos EUA e intensificou o movimento de massas em defesa da Rússia Soviética.

Camaradas! Um bolchevique russo que participou na Revolução de 1905, e que viveu no seu país durante muitos anos depois, ofereceu-se para lhe transmitir a minha carta. Aceitei a sua proposta ainda com maior prazer porque, neste momento, os trabalhadores revolucionários americanos têm de desempenhar um papel excepcionalmente importante como inimigos intransigentes do imperialismo americano – os mais frescos, os mais fortes e os mais recentes a juntarem-se ao massacre mundial de nações pela a divisão dos lucros capitalistas. Neste preciso momento, os multimilionários americanos, estes modernos proprietários de escravos, viraram uma página excepcionalmente trágica na sangrenta história do sangrento imperialismo, ao darem a sua aprovação – direta ou indireta, aberta ou hipocritamente dissimulada, não faz diferença – à expedição armada lançada pelos brutais imperialistas anglo-japoneses com o propósito de estrangular a primeira república socialista.

A história da América moderna e civilizada começou com uma daquelas grandes guerras, realmente libertadoras e realmente revolucionárias, das quais houve tão poucas em comparação com o vasto número de guerras de conquista que, tal como a atual guerra imperialista, foram causadas por disputas entre reis, proprietários de terras ou capitalistas sobre a divisão de terras usurpadas ou ganhos ilícitos. Essa foi a guerra que o povo americano travou contra os ladrões britânicos que oprimiram a América e a mantiveram em escravatura colonial, da mesma forma que estes sugadores de sangue “civilizados” ainda oprimem e mantêm em escravatura colonial centenas de milhões de pessoas na Índia, no Egito, e todas as partes do mundo.

Cerca de 150 anos se passaram desde então. A civilização burguesa deu todos os seus frutos luxuosos. A América ocupou o primeiro lugar entre as nações livres e instruídas no nível de desenvolvimento das forças produtivas do esforço humano coletivo, na utilização de máquinas e de todas as maravilhas da engenharia moderna. Ao mesmo tempo, a América tornou-se um dos países mais avançados no que diz respeito à profundidade do abismo que existe entre o punhado de multimilionários arrogantes que chafurdam na sujeira e no luxo, e os milhões de trabalhadores que vivem constantemente à beira do pauperismo. O povo americano, que deu o exemplo ao mundo ao travar uma guerra revolucionária contra a escravatura feudal, encontra-se agora na mais recente fase capitalista de escravatura assalariada a um punhado de multimilionários, e encontra-se a desempenhar o papel de bandidos contratados que, em benefício dos canalhas ricos, estrangularam as Filipinas em 1898, sob o pretexto de “libertá-las”, e estão a estrangular a República Socialista Russa em 1918, sob o pretexto de “protegê- la” dos alemães.

Os quatro anos do massacre imperialista das nações, contudo, não passaram em vão. O engano do povo pelos canalhas de ambos os grupos de ladrões, os britânicos e os alemães, foi totalmente exposto por factos indiscutíveis e óbvios. Os resultados dos quatro anos de guerra revelaram a lei geral do capitalismo aplicada à guerra entre ladrões para a divisão dos despojos: os mais ricos e mais fortes lucraram e agarraram mais, enquanto os mais fracos foram totalmente roubados, atormentados, esmagados e estrangulados.

Os ladrões imperialistas britânicos eram os mais fortes em número de “escravos coloniais” . Os capitalistas britânicos não perderam um centímetro do “seu” território (isto é, território que conquistaram ao longo dos séculos), mas conquistaram todas as colônias alemãs na África, conquistaram a Mesopotâmia e a Palestina, estrangularam a Grécia e começou a saquear a Rússia.

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Os ladrões imperialistas alemães eram os mais fortes na organização e disciplina dos “seus” exércitos, mas mais fracos no que diz respeito às colônias. Perderam todas as suas colônias, mas saquearam metade da Europa e estrangularam o maior número de países pequenos e nações fracas. Que grande guerra de “libertação” de ambos os lados! Quão bem os ladrões de ambos os grupos, os capitalistas anglo-franceses e os capitalistas alemães, juntamente com os seus lacaios, os social-chauvinistas, isto é, os socialistas que passaram para o lado da “sua própria ” burguesia, “defenderam o seu país” !

Os multimilionários americanos eram, talvez, os mais ricos de todos e geograficamente os mais seguros. Eles lucraram mais do que todos os outros. Eles converteram todos os países, mesmo os mais ricos, em seus afluentes. Eles pegaram centenas de bilhões de dólares. E cada dólar está manchado com sujeira: a sujeira dos tratados secretos entre a Grã-Bretanha e os seus “aliados”, entre a Alemanha e os seus vassalos, tratados para a divisão dos despojos, tratados de “ajuda” mútua para oprimir os trabalhadores e perseguir os internacionalistas socialistas. Cada dólar é manchado com a imundície dos contratos de guerra “lucrativos”, que em todos os países tornaram os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. E cada dólar está manchado de sangue – daquele oceano de sangue que foi derramado pelos dez milhões de mortos e vinte milhões de mutilados na grande, nobre, libertadora e santa guerra para decidir se os ladrões britânicos ou os alemães ficarão com a maior parte do dinheiro – os despojos, sejam os bandidos britânicos ou alemães os primeiros  a estrangular as nações indefesas em todo o mundo.

Enquanto os ladrões alemães quebraram todos os recordes de atrocidades de guerra, os britânicos quebraram todos os recordes, não só no número de colônias que conquistaram, mas também na sutileza da sua repugnante hipocrisia. Hoje mesmo, os jornais burgueses anglo-franceses e americanos estão a espalhar, em milhões e milhões de cópias, mentiras e calúnias sobre a Rússia, e estão hipocritamente a justificar a sua expedição predatória contra ela, alegando que querem “proteger” a Rússia do Alemães!

Não são necessárias muitas palavras para refutar esta mentira desprezível e hedionda; basta apontar para um fato bem conhecido. Em Outubro de 1917, depois de os trabalhadores russos terem derrubado o seu governo imperialista, o governo soviético, o governo dos trabalhadores e camponeses revolucionários, propôs abertamente uma paz justa, uma paz sem anexações ou indemnizações, uma paz que garantisse plenamente direitos iguais a todas as nações – e propôs tal paz a todos os países beligerantes.

Foram a burguesia anglo-francesa e americana que se recusaram a aceitar a nossa proposta; foram eles que até se recusaram a falar conosco sobre uma paz geral! Foram eles que traíram os interesses de todas as nações; foram eles que prolongaram a matança imperialista!

Foram eles que, apostando na possibilidade de arrastar a Rússia de volta à guerra imperialista, recusaram participar nas negociações de paz e, assim, deram carta branca aos não menos predatórios capitalistas alemães que impuseram à Rússia a dura e anexionista Paz de Brest!

É difícil imaginar algo mais repugnante do que a hipocrisia com que a burguesia anglo-francesa e americana nos “culpa” agora pelo Tratado de Paz de Brest. Os próprios capitalistas daqueles países que poderiam ter transformado as negociações de Brest em negociações gerais para uma paz geral são agora os nossos “acusadores”! Os abutres imperialistas anglo-franceses, que lucraram com a pilhagem das colônias e o massacre de nações, prolongaram a guerra durante quase um ano inteiro depois de Brest, e ainda assim “acusam-nos”, os bolcheviques, que propusemos uma paz justa para todos os países, acusam- nos, que rasgaram, publicaram e expuseram à desgraça pública os tratados secretos e criminosos celebrados entre o ex-czar e os capitalistas anglo-franceses.

Os trabalhadores de todo o mundo, não importa em que país vivam, saúdam-nos, simpatizam conosco, aplaudem-nos por rompermos o anel de ferro dos laços imperialistas, dos sórdidos tratados imperialistas, das cadeias imperialistas – por rompermos para a liberdade, e fazermos os mais pesados ​​sacrifícios ao fazê-lo – pois, como república socialista, embora dilacerada e saqueada pelos imperialistas, mantendo-se fora da guerra imperialista e levantando a bandeira da paz, a bandeira do socialismo para todo o mundo ver.

Não é de admirar que a gangue imperialista internacional nos odeie por isso, que nos “acuse” , que todos os lacaios dos imperialistas, incluindo os nossos Socialistas-Revolucionários de Direita e Mencheviques, também nos “acusem”. O ódio que estes cães de guarda do imperialismo expressam pelos bolcheviques, e a simpatia dos trabalhadores com consciência de classe do mundo, convencem-nos mais do que nunca da justiça da nossa causa.

Um verdadeiro socialista não deixaria de compreender que, para alcançar a vitória sobre a burguesia, para que o poder passe para os trabalhadores, para iniciar a revolução proletária mundial, não podemos e não devemos hesitar em fazer os mais pesados ​​sacrifícios, incluindo o sacrifício de parte do nosso território, o sacrifício de pesadas derrotas nas mãos do imperialismo. Um verdadeiro socialista teria provado através de atos a sua vontade de que o “seu” país fizesse o maior sacrifício para dar um verdadeiro impulso à causa da revolução socialista.

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Em prol da “sua” causa, isto é, em prol da conquista da hegemonia mundial, os imperialistas da Grã-Bretanha e da Alemanha não hesitaram em arruinar e estrangular totalmente um grande número de países, desde a Bélgica e a Sérvia até à Palestina e à Mesopotâmia. Mas terão os socialistas de esperar com a “sua” causa, a causa da libertação dos trabalhadores de todo o mundo do jugo do capital, da conquista da paz universal e duradoura, até que seja encontrado um caminho sem sacrifício? Deverão temer abrir a batalha até que uma vitória fácil seja “garantida”? Deverão eles colocar a integridade e a segurança da “sua” “pátria” criada pela burguesia acima dos interesses da revolução socialista mundial? Os canalhas do movimento socialista internacional que pensam desta forma, aqueles lacaios que se curvam à moralidade burguesa, são três vezes malditos.

Os abutres imperialistas Anglo-Franceses e Americanos “acusam- nos” de concluir um “acordo” com o imperialismo Alemão. Que hipócritas, que canalhas são para caluniar o governo operário enquanto tremem pela simpatia demonstrada por nós pelos trabalhadores dos “seus” países! Mas a hipocrisia deles será exposta. Eles fingem não ver a diferença entre um acordo celebrado pelos “socialistas” com a burguesia (própria ou estrangeira) contra os trabalhadores, contra os trabalhadores, e um acordo celebrado para a proteção dos trabalhadores que derrotaram a sua burguesia, com a burguesia de uma cor nacional contra a burguesia de outra cor, para que o proletariado possa tirar vantagem dos antagonismos entre os diferentes grupos da burguesia.

Na verdade, todos os europeus vêem muito bem esta diferença e, como mostrarei dentro de momentos, o povo americano teve uma “ilustração” particularmente impressionante dela na sua própria história. Existem acordos e acordos, existem bichas e bichas, como dizem os franceses.

Quando, em Fevereiro de 1918, os abutres imperialistas alemães lançaram as suas forças contra a Rússia desarmada e desmobilizada, que contava com a solidariedade internacional do proletariado antes da revolução mundial ter amadurecido completamente, não hesitei por um momento em entrar num “acordo” com os monarquistas franceses. O capitão Sadoul, um oficial do exército francês que, em palavras, simpatizava com os bolcheviques, mas que era, de fato, um servidor leal e fiel do imperialismo francês, trouxe-me o oficial francês de Lubersac. “Eu sou um monarquista. Meu único objetivo é garantir a derrota da Alemanha”, declarou-me de Lubersac. “Nem é preciso dizer (cela va sans dire)”, respondi. Mas isto não me impediu de forma alguma de celebrar um “acordo” com de Lubersac relativo a certos serviços que oficiais do exército francês, especialistas em explosivos, estavam dispostos a prestar-nos, explodindo linhas ferroviárias para impedir a invasão alemã. Este é um exemplo de um “acordo” que todos os trabalhadores com consciência de classe aprovarão, um acordo no interesse do socialismo. O monarquista francês e eu apertamos as mãos, embora soubéssemos que cada um de nós enforcaria voluntariamente o seu “parceiro”. Mas durante algum tempo os nossos interesses coincidiram. Contra o avanço dos gananciosos Alemães, nós, no interesse da revolução socialista russa e mundial, utilizamos os contra-interesses igualmente gananciosos de outros imperialistas. Desta forma servimos os interesses da classe operária da Rússia e de outros países, fortalecemos o proletariado e enfraquecemos a burguesia de todo o mundo, recorremos aos métodos, mais legítimos e essenciais em cada guerra, de manobra, estratagema, recuo, em antecipação ao momento em que a revolução proletária em rápido amadurecimento em vários países avançados  amadureceu completamente.

Por mais que os tubarões imperialistas anglo-franceses e norte-americanos se irritem de raiva, por mais que nos caluniem, por mais milhões que gastem em subornar os jornais socialistas-revolucionários de direita, os mencheviques e outros jornais social-patrióticos, não hesitarei um segundo em celebrar um “acordo” semelhante com os abutres imperialistas alemães se um ataque à Rússia por tropas anglo-francesas assim o exigir. E sei perfeitamente bem que as minhas táticas serão aprovadas pelo proletariado com consciência de classe da Rússia, Alemanha, França, Grã-Bretanha, América – em suma, de todo o mundo civilizado. Tais táticas irão facilitar a tarefa da revolução socialista, irão acelerá-la, irão enfraquecer a burguesia internacional, irão fortalecer a posição da classe trabalhadora que está a derrotar a burguesia.

O povo americano recorreu a estas táticas há muito tempo em benefício da sua revolução. Quando travaram a sua grande guerra de libertação contra os opressores britânicos, tinham também contra eles os opressores franceses e espanhóis que possuíam uma parte do que hoje são os Estados Unidos da América do Norte. Na sua árdua guerra pela liberdade, o povo americano também celebrou “acordos” com alguns opressores contra outros, com o objectivo de enfraquecer os opressores e fortalecer aqueles que lutavam de forma revolucionária contra a opressão, com o objetivo de servir os interesses dos pessoas oprimidasO povo americano aproveitou-se do conflito entre franceses, espanhóis e britânicos; às vezes até lutaram lado a lado com as forças dos opressores franceses e espanhóis contra os opressores britânicos; primeiro derrotaram os britânicos e depois libertaram-se (em parte por resgate) dos franceses e espanhóis.

A ação histórica não é a calçada da Nevsky Prospekt, disse o grande revolucionário russo Tchernichévski. Um revolucionário não “concordaria” com uma revolução proletária apenas “na condição” de que ela ocorresse fácil e suavemente, que houvesse, desde o início, uma ação combinada por parte dos proletários de diferentes países, que houvesse garantias contra derrotas, que o caminho da revolução é largo, livre e reto, que não será necessário durante a marcha para a vitória suportar as mais pesadas baixas, “aguardar a hora numa fortaleza sitiada”, ou abrir caminho por caminhos extremamente estreitos, trilhas de montanha intransponíveis, sinuosas e perigosas. Tal pessoa não é revolucionária, não se libertou do pedantismo dos intelectuais burgueses; tal pessoa será encontrada constantemente a escorregar para o campo da burguesia contra-revolucionária, como os nossos Socialistas-Revolucionários de Direita, os Mencheviques e até (embora mais raramente) os Socialistas-Revolucionários de Esquerda.

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Fazendo eco à burguesia, estes senhores gostam de nos culpar pelo “caos” da revolução, pela “destruição” da indústria, pelo desemprego e pela escassez de alimentos. Quão hipócritas são estas acusações, vindas daqueles que acolheram e apoiaram a guerra imperialista, ou que celebraram um “acordo” com Kerensky que continuou esta guerra! É esta guerra imperialista a causa de todos estes infortúnios. A revolução engendrada pela guerra não pode evitar as terríveis dificuldades e sofrimentos que lhe foram legados pelo massacre prolongado, ruinoso e reacionário das nações. Culpar-nos pela “destruição” da indústria, ou pelo “terror”, é hipocrisia ou pedantismo estúpido; revela uma incapacidade de compreender as condições básicas da feroz luta de classes, elevada ao mais alto grau de intensidade que se chama revolução.

Mesmo quando “acusadores” deste tipo “reconhecem” a luta de classes, limitam-se ao reconhecimento verbal; na verdade, eles caem constantemente na utopia filisteia do “acordo” e da “colaboração” de classe; pois em épocas revolucionárias a luta de classes sempre, inevitavelmente e em todos os países, assumiu a forma de guerra civil, e a guerra civil é inconcebível sem a mais severa destruição, o terror e a restrição da democracia formal no interesse desta guerra. Apenas os párocos untuosos – sejam cristãos ou “seculares” nas pessoas da sala de estar, socialistas parlamentares – não podem ver, compreender e sentir esta necessidade. Só um “homem de cachecol” sem vida pode evitar a revolução por esta razão, em vez de mergulhar na batalha com o máximo ardor e determinação, num momento em que a história exige que os maiores problemas da humanidade sejam resolvidos pela luta e pela guerra.

O povo americano tem uma tradição revolucionária que foi adotada pelos melhores representantes do proletariado americano, que expressaram repetidamente a sua total solidariedade connosco, bolcheviques. Essa tradição é a guerra de libertação contra os britânicos no século XVIII e a Guerra Civil no século XIX. Em alguns aspectos, se levarmos em consideração apenas a “destruição” de alguns ramos da indústria e da economia nacional, a América em 1870 estava atrás de 1860. Mas que pedante, que idiota seria alguém para negar, com base nestes fundamentos, a imensa, significado histórico mundial, progressista e revolucionário da Guerra Civil Americana de 1863-65!

Os representantes da burguesia entendem que para derrubar a escravatura negra, para derrubar o domínio dos proprietários de escravos, valeu a pena deixar o país passar por longos anos de guerra civil, através da ruína abismal, da destruição e do terror que acompanham cada guerra. Mas agora, quando somos confrontados com a tarefa muito maior de derrubar a escravatura assalariada capitalista, de derrubar o domínio da burguesia – agora, os representantes e defensores da burguesia, e também os socialistas reformistas que têm sido assustados pela burguesia e estão a evitar a revolução, não podem e não querem compreender que a guerra civil é necessária e legítima.

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Os trabalhadores americanos não seguirão a burguesia. Eles estarão connosco, para a guerra civil contra a burguesia. Toda a história do mundo e do movimento operário americano fortalece a minha convicção de que assim é. Lembro-me também das palavras de um dos líderes mais queridos do proletariado americano, Eugene Debs, que escreveu no Apelo à Razão, creio que no final de 1915, no artigo “What Shall I Fight For” (citei este artigo no início de 1916 numa reunião pública de trabalhadores em Berna, Suíça) — que ele, Debs, preferia ser fuzilado a dar créditos pela atual guerra criminosa e reacionária; que ele, Debs, conhece apenas uma guerra santa e, do ponto de vista proletário, legítima, nomeadamente: a guerra contra os capitalistas, a guerra para libertar a humanidade da escravatura assalariada.

Não estou surpreso que Wilson, o chefe dos multimilionários americanos e servo dos tubarões capitalistas, tenha jogado Debs na prisão. Que a burguesia seja brutal com os verdadeiros internacionalistas, com os verdadeiros representantes do proletariado revolucionário! Quanto mais ferozes e brutais forem, mais próximo estará o dia da revolução proletária vitoriosa.

Somos culpados pela destruição causada pela nossa revolução. Quem são os acusadores? Os parasitas da burguesia, daquela mesma burguesia que, durante os quatro anos da guerra imperialista, destruiu quase toda a cultura europeia e reduziu a Europa à barbárie, à brutalidade e à fome. Esta burguesia exige agora que não façamos uma revolução sobre estas ruínas, entre estes destroços da cultura, entre os destroços e as ruínas criadas pela guerra, nem com as pessoas que foram brutalizadas pela guerra. Quão humana e justa é a burguesia!

Os seus servos acusam-nos de recorrer ao terror. A burguesia britânica esqueceu o seu 1649, a burguesia francesa esqueceu o seu 1793. O terror era justo e legítimo quando a burguesia recorreu a ele para seu próprio benefício contra o feudalismo. O terror tornou-se monstruoso e criminoso quando os trabalhadores e os camponeses pobres ousaram usá-lo contra a burguesia! O terrorismo era justo e legítimo quando utilizado com o objectivo de substituir uma minoria exploradora por outra minoria exploradora. O terror tornou-se monstruoso e criminoso quando começou a ser usado com o propósito de derrubar todas as minorias exploradoras, para ser usado no interesse da vasta maioria real, no interesse do proletariado e do semiproletariado, da classe trabalhadora e dos camponeses pobres!

A burguesia imperialista internacional massacrou dez milhões de homens e mutilou vinte milhões na “sua” guerra, a guerra para decidir se os abutres britânicos ou os alemães governarão o mundo.

Se a nossa guerra, a guerra dos oprimidos e explorados contra os opressores e os exploradores, resultar em meio milhão ou um milhão de vítimas em todos os países, a burguesia dirá que as primeiras baixas são justificadas, enquanto as últimas são criminosas.

O proletariado terá algo totalmente diferente a dizer.

Agora, no meio dos horrores da guerra imperialista, o proletariado está a receber uma ilustração mais vívida e impressionante da grande verdade ensinada por todas as revoluções e legada aos trabalhadores pelos seus melhores professores, os fundadores do socialismo moderno. Esta verdade é que nenhuma revolução pode ser bem sucedida a menos que a resistência dos exploradores seja esmagada. Quando nós, os trabalhadores e camponeses trabalhadores, conquistamos o poder do Estado, tornou-se nosso dever esmagar a resistência dos exploradores. Estamos orgulhosos de estarmos fazendo isso. Lamentamos não o estarmos a fazer com suficiente firmeza e determinação.

Sabemos que a resistência feroz à revolução socialista por parte da burguesia é inevitável em todos os países, e que esta resistência crescerá com o crescimento desta revolução. O proletariado esmagará esta resistência; durante a luta contra a burguesia resistente, finalmente amadurecerá para a vitória e para o poder.

Deixe a imprensa burguesa corrupta gritar para o mundo inteiro sobre cada erro que a nossa revolução comete. Não nos intimidamos com nossos erros. As pessoas não se tornaram santas porque a revolução começou. As classes trabalhadoras que durante séculos foram oprimidas, oprimidas e mantidas à força no vício da pobreza, da brutalidade e da ignorância não podem evitar erros quando fazem uma revolução. E, como já referi uma vez, o cadáver da sociedade burguesa não pode ser pregado num caixão e enterrado. O cadáver do capitalismo está a decompor-se e a desintegrar-se no nosso meio, poluindo o ar e envenenando as nossas vidas, enredando o que é novo, fresco, jovem e viril em milhares de fios e laços daquilo que é velho, moribundo e decadente.

Por cada cem erros que cometemos, e que a burguesia e os seus lacaios (incluindo os nossos próprios mencheviques e socialistas-revolucionários de direita) gritam ao mundo inteiro, são realizados 10.000 grandes e heróicos feitos, maiores e mais heróicos porque são simples e imperceptíveis. em meio à vida cotidiana de um bairro fabril ou de uma vila remota, protagonizada por pessoas que não estão acostumadas (e não têm oportunidade) de gritar para o mundo inteiro sobre seus sucessos.

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Mas mesmo que o contrário fosse verdade – embora eu saiba que tal suposição é errada – mesmo que cometêssemos 10.000 erros por cada 100 ações corretas que realizássemos, mesmo nesse caso a nossa revolução seria grande e invencível, e assim será no futuro, olhos da história mundial , porque, pela primeira vez , não a minoria, não apenas os ricos, não apenas os instruídos, mas as pessoas reais, a grande maioria dos trabalhadores, estão eles próprios a construir uma nova vida, estão por si próprios experiência na resolução dos problemas mais difíceis da organização socialista.

Cada erro cometido no decurso de tal trabalho, no decurso deste trabalho mais consciente e sério de dezenas de milhões de simples trabalhadores e camponeses na reorganização de toda a sua vida, cada um desses erros vale milhares e milhões de sucessos “ilegais” alcançados por a minoria exploradora – sucessos em fraudar e enganar os trabalhadores. Pois só através de tais erros os trabalhadores e camponeses aprenderão a construir uma nova vida, aprenderão a prescindir dos capitalistas; só assim abrirão um caminho para si próprios – através de milhares de obstáculos – para o socialismo vitorioso.

Erros estão sendo cometidos no decorrer do seu trabalho revolucionário pelos nossos camponeses, que de um só golpe, numa noite, de 25 a 26 de outubro (estilo antigo) de 1917, aboliram totalmente a propriedade privada da terra, e estão agora, mês após mês, superando enormes dificuldades e corrigindo eles próprios os seus erros, resolvendo de forma prática as tarefas mais difíceis de organizar novas condições de vida econômica, de combater os kulaks, de fornecer terras aos trabalhadores (e não aos ricos), e de mudar para agricultura comunista em grande escala.

Erros estão sendo cometidos no decorrer do seu trabalho revolucionário pelos nossos trabalhadores, que já, depois de alguns meses, nacionalizaram quase todas as maiores fábricas e fábricas, e estão aprendendo com o trabalho árduo e diário a nova tarefa de administrar ramos inteiros da indústria, estão a impulsionar as empresas nacionalizadas, superando a poderosa resistência da inércia, da mentalidade pequeno-burguesa e do egoísmo, e, tijolo por tijolo, estão a lançar as bases de novos laços sociais, de uma nova  disciplina de trabalho, de uma nova influência dos trabalhadores sindicatos sobre os seus membros.

Os erros são cometidos no decurso do seu trabalho revolucionário pelos nossos Sovietes, que foram criados já em 1905 por um poderoso levante do povo. Os Sovietes de Trabalhadores e Camponeses são um novo tipo de Estado, um novo e mais elevado tipo de democracia, uma forma de ditadura do proletariado, um meio de administrar o Estado sem a burguesia e contra a burguesia. Pela primeira vez, a democracia está aqui ao serviço do povo, dos trabalhadores, e deixou de ser uma democracia para os ricos, como ainda o é em todas as repúblicas burguesas, mesmo nas mais democráticas. Pela primeira vez, o povo está a debater-se, numa escala que envolve cem milhões, com o problema da implementação da ditadura do proletariado e do semi-proletariado – um problema que, se não for resolvido, torna o socialismo fora de questão.

Que os pedantes, ou as pessoas cujas mentes estão incuravelmente cheias de preconceitos democrático-burgueses ou parlamentares, balancem a cabeça em perplexidade sobre os nossos Sovietes, sobre a ausência de eleições diretas, por exemplo. Estas pessoas nada esqueceram e nada aprenderam durante o período das grandes convulsões de 1914-18. A combinação da ditadura do proletariado com a nova democracia para os trabalhadores – da guerra civil com a mais ampla participação do povo na política – tal combinação não pode ser realizada de uma só vez, nem se enquadra nos modos ultrapassados ​​de rotina democracia parlamentar. Os contornos de um novo mundo, o mundo do socialismo, surgem diante de nós na forma da República Soviética. Não é de surpreender que este mundo não surja pronto, não surja como Minerva da cabeça de Júpiter.

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As antigas constituições democrático-burguesas foram eloquentes sobre a igualdade formal e o direito de reunião; mas a nossa Constituição Soviética proletária e camponesa põe de lado a hipocrisia da igualdade formal. Quando os republicanos burgueses derrubaram tronos, não se preocuparam com a igualdade formal entre monarquistas e republicanos. Quando se trata de derrubar a burguesia, só traidores ou idiotas podem exigir igualdade formal de direitos para a burguesia. A “liberdade de reunião” para trabalhadores e camponeses não vale um centavo quando os melhores edifícios pertencem à burguesia. Os nossos Sovietes confiscaram todos os bons edifícios da cidade e do campo aos ricos e transferiram  nos todos para os trabalhadores e camponeses para os seus sindicatos e reuniões. Esta é a nossa liberdade de reunião – para os trabalhadores! Este é o significado e o conteúdo do nosso Soviete, da nossa Constituição socialista!

É por isso que estamos todos tão firmemente convencidos de que, independentemente das desgraças que ainda lhe possam estar reservadas, a nossa República dos Sovietes é invencível.

É invencível porque cada golpe desferido pelo imperialismo frenético, cada derrota que a burguesia internacional nos inflige, desperta cada vez mais setores dos trabalhadores e camponeses para a luta, ensina-os à custa de enormes sacrifícios, fortalece-os e engendra um novo heroísmo nos uma escala de massa.

Sabemos que a sua ajuda provavelmente não chegará em breve, camaradas trabalhadores americanos, pois a revolução está a desenvolver-se em diferentes países em diferentes formas e em diferentes ritmos (e não pode ser de outra forma). Sabemos que, embora a revolução proletária europeia tenha amadurecido muito rapidamente ultimamente, poderá, afinal, não explodir nas próximas semanas. Estamos a apostar na inevitabilidade da revolução mundial, mas isso não significa que sejamos tolos a ponto de apostar que a revolução chegará inevitavelmente numa data definida e precoce. Assistimos a duas grandes revoluções no nosso país, 1905 e 1917, e sabemos que as revoluções não são feitas por encomenda ou por acordo. Sabemos que as circunstâncias trouxeram à tona o nosso destacamento russo do proletariado socialista, não por causa dos nossos méritos, mas por causa do atraso excepcional da Rússia, e que antes de a revolução mundial rebentar, uma série de revoluções separadas poderão ser derrotadas.

Apesar disso, estamos firmemente convencidos de que somos invencíveis, porque o espírito da humanidade não será quebrado pela matança imperialista. A humanidade irá vencê-lo. E o primeiro país a quebrar as cadeias de condenados da guerra imperialista foi o nosso país. Sofremos baixas enormes na luta para quebrar essas correntes, mas as quebramos. Estamos livres da dependência imperialista, erguemos a bandeira da luta pela derrubada completa do imperialismo para todo o mundo ver.

Estamos agora, por assim dizer, numa fortaleza sitiada, à espera que os outros destacamentos da revolução socialista mundial venham em nosso socorro. Estes destacamentos existem, são mais numerosos que os nossos, estão amadurecendo, crescendo, ganhando mais força à medida que duram as brutalidades do imperialismo. Os trabalhadores estão a romper com os seus traidores sociais – os Gompers, os Hendersons, os Renaudels, os Scheidemanns e os Renners. Lenta mas seguramente, os trabalhadores estão a adotar tácticas comunistas e bolcheviques e a marchar em direção à revolução proletária, a única que é capaz de salvar a cultura moribunda e a humanidade moribunda.

Em suma, somos invencíveis, porque a revolução proletária mundial é invencível.

Vladimir Lenin

20 de agosto de 1918

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