Com Kit Harington, Richard Madden e Salma Hayek no elenco, longa da diretora ganhadora do Oscar, Chloé Zhao, mostra seres que vivem há milhares de anos na Terra, finalmente se envolvendo com os assuntos humanos após ‘Vingadores: Ultimato’
KINGO (KUMAIL NANJIANI), MAKKARI (LAUREN RIDLOFF), GILGAMESH (DON LEE), THENA (ANGELINA JOLIE), IKARIS (RICHARD MADDEN), AJAK (SALMA HAYEK), SERSI (GEMMA CHAN), SPRITE (LIA MCHUGH), PHASTOS (BRIAN TYREE HENRY) E DRUIG (BARRY KEOGHAN) EM ETERNOS (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
Eternos, um dos filmes mais aguardados do ano, finalmente chega aos cinemas brasileiros na próxima sexta-feira (5). A nova aventura da Marvel, parte da fase 4 do Marvel Cinematic Universe, traz um elenco de peso, com nomes como Angelina Jolie, Salma Hayek, Kit Harington e Richard Madden dando vida a uma leva fresquinha de heróis na aventura dirigida pela ganhadora do Oscar Chloé Zhao.
Para aumentar a representatividade em cena, raça, etnia e sexo de alguns papéis foram mudados – o longa traz uma super-heroína deficiente auditiva, vai mostrar o primeiro beijo LGBTQIA+ do estúdio, e tem ainda um personagem abertamente gay. Mas, afinal, quem são os Eternos? Para ajudar a entender melhor o que promete ser a nova franquia do estúdio e um dos pilares da fase 4 do MCU fizemos um roteiro sobre o filme sem spoilers.
Quem são os Eternos?
Para compreender o que são os Eternos é preciso entender primeiro quem são os Celestiais – extraterrestres poderosos que são dos primeiros seres que existiram no universo. Muitas vezes chamados de deuses, alguns deles criaram outras raças ou fizeram experimentos com as que já existiam. Aí entram os Eternos, que são geneticamente melhorados e têm forma humana, mas não são humanos – no filmes eles vêm de Olympia e foram enviados à Terra há 7 mil anos para proteger o planeta e sua população dos Deviantes.
E quem são os Deviantes?
Eles são resultado de experiências dos Celestiais que deram errado, muito errado. Quando os Eternos chegaram ao planeta, os Deviantes tinham a aparência de monstros tenebrosos, mistura de alien com lagarto de asas e dentes muito afiados. Mas, tê-los apenas como vilões seria um tanto simples, não?
CELESTIAIS: ELES CRIARAM OS ETERNOS (FOTO: REPRODUÇÃO YOUTUBE)
Por onde andaram os Eternos até agora?
Vendo, literalmente, a Terra pegar fogo. É que os Eternos foram orientados pelos Celestiais a não interferir nos problemas dos humanos a menos que os Deviantes estivessem envolvidos.
Ou seja, se mantiveram à margem das guerras e desastres naturais, não fizeram nada quando as bombas atômicas explodiram, ignoraram as mudanças climáticas, e, muito importante em se tratando do MCU, não mexeram um dedo quando Thanos (Josh Brolin), dizimou metade da população do planeta em Vingadores: Guerra Infinita.
IKARIS (RICHARD MADDEN) E SERSI (GEMMA CHAN) EM ETERNOS (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
Quando se passa Eternos?
Cinco anos após Guerra Infinita e depois de Ultimato – o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e a Viúva Negra (Scarlett Johansson) estão mortos, e o Capitão América (Chris Evans) passou seu escudo adiante. Cronologicamente, o filme está antes de Homem-Aranha 2 e 3,
Wandavision, Falcão & Soldado Invernal e Shang-chi e a Lenda dos 10 Anéis.
A CHEGADA DOS ETERNOS À TERRA (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
Por que os Eternos resolvem agir?
Porque como Ajak (Salma Hayek) explica no trailer final do filme, o retorno da população da Terra em Ultimato, forneceu a energia necessária para dar início ao “despertar”. De quem? Do quê? Não se sabe ao certo, mas isso tem gerado cataclismas no planeta e serão apenas sete dias até esse “despertar” estar completo – trazendo com ele talvez o fim do mundo.
Quais os temas de Eternos?
Com 156 minutos, ou 2h36 de duração, Eternos será o segundo filme mais longo da Marvel, atrás apenas de Vingadores: Ultimato. Com tanto tempo, o roteiro de Chloé Zhao, Patrick Burleigh, Ryan Firpo, e Kaz Firpo deve explorar entre outros pontos, o fato dos Eternos não terem feito nada para ajudar a humanidade durante milênios: omissão ou uma forma de ajuda?
QUEM É QUEM NA TRAMA?
ANGELINA JOLIE, A THENA DE ETERNOS (FOTO: REPRODUÇÃO YOUTUBE)
THENA (Angelina Jolie) – no original nos quadrinhos, ela faz parte da segunda geração dos Eternos e teve um caso com o chefão dos Deviantes, Kro, tendo inclusive dois filhos com ele (mais um terceiro filho humano). Tanto nos comics quanto no filme, a personagem é uma tremenda guerreira, que consegue conjurar armas do ar devido à sua capacidade de manipular a estrutura molecular. Thena ainda voa, tem força extraordinária, é invulnerável e consegue se teletransportar.
Ah, sim, ela era a líder dos Eternos, mas depois de descobrir um segredo sobre os Celestiais e entrar em conflito com os outros do grupo, passou o bastão para Ikaris.
IKARIS (RICHARD MADDEN) NO FILME DA MARVEL ETERNOS (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
IKARIS (Richard Madden) – Ele é um dos um dos Eternos mais poderosos; também voa e dispara raios de energia com os olhos. Ikaris ainda consegue levitar, manipular mentes fracas e pode até ler pensamentos. O romance ioiô com Sersi (Gemma Chan) tem seus problemas: ela adora a humanidade e ele não tem esse apego todo aos mortais.
O herói também tem a capacidade de invocar a Chama Azul, que é um tipo de energia especial e que é a única coisas capaz de unir as formas físicas de Eternos, humanos e Deviantes na chamada Uni-Mind – que vem a ser uma espécie de consciência coletiva.
ETERNOS: GEMMA CHAN VIVE SERSI (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
SERSI (Gemma Chan) – Ela ama os humanos e ao longo dos tempos viveu entre eles diversas vezes – ó romance com o ex-Jon Snow aí! Habilidades não faltam para Sersi, que além de força sobre-humana, tem telepatia, capacidade de manipulação genética e de voar.
A lista dos poderes de Sersi é grande, mas, na história original, ela se destaca dos outros por conseguir canalizar sua energia para melhorar toda essa capacidade. Fotos vazadas na internet mostraram Gemma, Richard e Kit filmando cenas juntos, então a expectativa é de que em Eternos, o MCU, que nunca foi muito forte no quesito romance, tenha não apenas uma história de amor, mas um triângulo amoroso. Além disso, a classificação do filme pelo estúdio indica “alguma sensualidade”. Shonda Rhimes, é você?
AJAK (SALMA HAYEK) EM ETERNOS (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
AJAK (Salma Hayek) – Ponto para a Marvel que fez de Ajak, um personagem masculino, uma mulher e deu o papel para uma atriz latina. A Eterna também voa, levita, é incansável e muito boa de luta, e é considerada a líder espiritual do grupo.
Detalhe: ela já foi reverenciada como deusa na América Central e do Sul porque foi vista pelas populações nativas lutando com os Deviantes séculos atrás.
SPRITE (LIA MCHUGH) ESERSI (GEMMA CHAN) EM ETERNOS (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
SPRITE (Lia McHugh) – Outro papel originalmente masculino, Sprite está eternamente presa no corpo de uma menina de 12 anos (Lia McHugh, de The Lodge) e tem poderes como a habilidade de voar, criar ilusões e telepatia. Como outros Eternos, ela também dispara jatos de energia.
A personagem foi inspirada no endiabrado Puck, o personagem travesso de Sonhos de uma Noite de Verão, de Shakespeare.
KINGO (KUMAIL NANJIANI), SERSI (GEMMA CHAN) E SPRITE (LIA MCHUGH) EM ETERNOS (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
KINGO (Kumail Nanjiani) – Enquanto os Eternos tentam levar uma vida discreta, Kingo tomou a direção oposta e virou uma estrela de Bollywood, a gigantesca indústria de cinema da Índia – ele inclusive vai aparecer em uma cena de dança típica dos filmes de lá.
Mesmo tendo tanto poderes quando os colegas, Kingo, vivido pelo ator de Sillicon Valley, prefere lutar à moda antiga, com espada e armadura – pelo menos nos quadrinhos, onde ele trilhou o caminho dos samurais.
KINGO (KUMAIL NANJIANI), SPRITE (LIA MCHUGH), SERSI (GEMMA CHAN), IKARIS (RICHARD MADDEN), THENA (ANGELINA JOLIE) E GILGAMESH (DON LEE) (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
GIGAMESH (Don Lee) – O coreano Don Lee (de Trem para Busan) vive o mais forte dos Eternos, um guerreiro poderoso que também tem um sentimento de proteção em relação aos humanos. Divertido, ele tem uma conexão profunda com a Thena de Angelina Jolie, que deve ser explorada no filme.
Baseado em vários mitos – Gilgamesh é o nome de um rei da antiga Mesopotâmia -, ele é duro na queda, com reflexos e resistência extraordinários e uma preferênca pela luta corpo a corpo.
MAKKARI (LAUREN RIDLOFF) E DRUIG (BARRY KEOGHAN) EM ETERNOS (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
DRUIG (Barry Keoghan) – Druig manipula a mente das pessoas e nem sempre com boas intenções: nos comics ele já aplicou métodos de tortura. No filme, o Eterno é visto em uma floresta e, ao que tudo indica, não vê os parceiros há séculos. Além de controlar mentes, Druig também é invulnerável, voa, é rápido e consegue se teletransportar.
MAKKARI (LAUREN RIDLOFF) EM ETERNOS (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
MAKKARI (Lauren Ridloff) – Um homem branco nos quadrinhos, aqui a Marvel ampliou a representatividade na tela e escalou para a personagem, Lauren, que é deficiente auditiva e foi indicada a Melho Atriz no Tony, o prêmio máximo do teatro americano, pela peça Children of a Lesser God.
Makkari é a mais rápida dos Eternos, e tem a capacidade de criar veículos velozes e ciclones e até atravessar paredes. Impaciente, ela volta e meia vive em atrito com os colegas. Assim como a atriz, a personagem também é deficiente auditiva.
SPRITE (LIA MCHUGH), DRUIG (BARRY KEOGHAN), KINGO (KUMAIL NANJIANI), PHASTOS (BRIAN TYREE HENRY), KARUN (HARISH PATEL), SERSI (GEMMA CHAN) E IKARIS (RICHARD MADDEN) (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
PASTHOS (Brian Tyree Henry) – Inventor, ele é a favor da paz e não gosta de lutar, mas tem a capacidade de criar armas incríveis e de sua mente brilhante nascem as mais impressionantes tecnologias.
Um homem branco nos quadrinhos, interpretado no cinema pelo ator indicado ao Emmy por Atlanta, Phastos vai fazer históra LBGBTQIA+ no MCU: ele é abertamente gay, casado com um homem vivido por Haaz Sleiman, e com um filho.
DANE WHITMAN (KIT HARINGTON) E SERSI (GEMMA CHAN) (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
Dane Whitman/Cavaleiro Negro (Kit Harington) – Ele não é um Eterno, mas o personagem é muito importante para a nova fase do MCU. Sobrinho do Cavaleiro Negro Nathan Garret, que era uma vilão, assim como o tio Dave é o único que pode empunhar a Espada de Ébano, que é amaldiçoada e tem sede de sangue. Nos quadrinhos Dave é mais ligado aos Vingadores, mas tudo indica que ele será uma das estrelas da franquia Eternos.
(L-R): GEMMA CHAN E A DIRETORA CHLOÉ ZHAO (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)
RICHARD MADDEN E A DIRETORA CHLOÉ ZHAO NO SET DE ETERNOS (FOTO: DIVULGAÇÃO / DISNEY)