A filmagem foi feita na aproximação, antes de um pouso planejado no final deste mês
A espaçonave Chandrayaan-3 da Índia realizou sua primeira manobra de redução da órbita lunar, após sua inserção orbital bem-sucedida no dia anterior, anunciou a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) no domingo.
The Moon, as viewed by #Chandrayaan3 spacecraft during Lunar Orbit Insertion (LOI) on August 5, 2023.#ISRO pic.twitter.com/xQtVyLTu0c
— LVM3-M4/CHANDRAYAAN-3 MISSION (@chandrayaan_3) August 6, 2023
Um vídeo compartilhado pela equipe Chandrayaan-3 no Twitter/X mostra vistas espetaculares da Lua que foram capturadas pela câmera de bordo da espaçonave durante a queima de inserção.
A próxima operação para reduzir ainda mais a órbita está programada para 9 de agosto. Após as manobras de saída de órbita, a espaçonave tentará um pouso suave na superfície da Lua em 23 de agosto.
Chandrayaan-3, a terceira missão indiana de exploração lunar, foi lançada em 14 de julho e visa pousar suavemente na superfície da Lua.
Se a missão for bem-sucedida, a Índia se tornará o quarto país a conseguir um pouso lunar suave, juntando-se aos EUA, União Soviética e China. Também terá a distinção única de ser a primeira nação a pousar no pólo sul lunar.
#Chandrayaan3
#ExploracaoLunar
#PousoNaLua
#MissaoEspacialIndiana
#PousarNoPoloSulLunar
#ConquistasEspaciaisIndia
#ISRO
#ImagensDaLua
#EspaconaveIndiana
#ExploracaoEspacialIndia