Meta é atingir os trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos até o fim do mandato
-FOLHA – O presidente Lula (PT) declarou nesta terça-feira (23) que o governo planeja ajustar a tabela de isenção do Imposto de Renda, isentando aqueles que recebem até dois salários mínimos. A medida vem em resposta às mudanças no salário mínimo, que poderiam resultar em mais pessoas pagando o IR.
Lula enfatizou seu compromisso de isentar todos que ganham até R$ 5 mil até o final de seu mandato, destacando que essa é uma promessa de campanha e uma questão de sinceridade. Ele também mencionou a necessidade de ajustes, reconhecendo a complexidade de abrir mão de receitas e a importância de equilibrar as contas públicas.
As declarações de Lula sucedem os comentários do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que indicou a intenção do governo de revisar a faixa de isenção do IR em 2024 devido ao aumento do salário mínimo. O presidente afirmou que as mudanças serão implementadas para garantir que a população de menor renda não pague Imposto de Renda, ressaltando as disparidades entre quem obtém renda de dividendos e quem depende de salários.