Sonda indiana encontra coisas surpreendentes na Lua

Leia mais

A agência espacial nacional afirma que a missão Chandrayaan-3 detectou algo inesperado no lado escuro da Lua

O rover lunar Pragyan, que faz parte da missão indiana Chandrayaan-3, detectou enxofre perto do pólo sul da Lua, disse a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) em um comunicado na terça-feira.

“O instrumento Espectroscópio de Quebra Induzida por Laser (LIBS) a bordo do Rover confirma inequivocamente a presença de Enxofre na superfície lunar perto do pólo sul, através das primeiras medições in-situ”, postou o ISRO no X (anteriormente Twitter) .

A agência espacial confirmou que também foram detectados alumínio, cálcio, ferro, cromo, titânio, manganês, silício e oxigênio, como esperado, e que a “ busca por hidrogênio está em andamento ”. Em uma postagem separada, a ISRO mostrou as fotos do módulo de pouso Vikram clicadas pela câmera de navegação a bordo do rover na manhã de quarta-feira.

Das três missões previstas pelos cientistas por trás da missão Chandrayaan-3 – uma demonstração de um pouso suave, um rover vagando pela Lua e a realização de experimentos científicos in-situ – a sonda já realizou duas, e a terceira está em andamento, ISRO disse anteriormente. 

A missão Chandyaan-3 está analisando a composição dos materiais na Lua, expondo-os a pulsos de laser de alta energia, disse a ISRO. A técnica, conhecida como ‘LIBS’, pode determinar a composição elementar de materiais como rochas e solo.

Em 27 de agosto, o rover encontrou uma cratera de 4 metros de diâmetro localizada 3 metros à sua frente. No entanto, uma correção de curso foi feita e o rover seguiu com segurança para um novo caminho, afirmou a agência espacial. 

O pouso do Chandrayaan-3 em 23 de agosto é considerado um marco histórico, tornando a Índia o primeiro país a pousar perto do pólo sul da Lua, e o quarto depois da União Soviética, dos Estados Unidos e da China a pousar com sucesso uma espaçonave no Lua. De acordo com o banco de dados da agência espacial norte-americana NASA sobre missões à Lua, apenas 62 dessas missões (de um total de 111) foram bem-sucedidas nas últimas sete décadas.

Neste período do século 21, o país que assumir a liderança em ciência e tecnologia avançará, disse o primeiro-ministro indiano Narendra Modi ao visitar o centro de comando da ISRO em Bengaluru em 26 de agosto. ao celebrar o sucesso histórico da missão Chandrayaan-3, o Gabinete da União da Índia saudou a descida como um símbolo brilhante do progresso e da ascensão da Índia no cenário global”. Também apoiou a celebração de 23 de agosto como o Dia Nacional do Espaço.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais