Audiência de “A Casa do Dragão” dispara e estreia de “Os Anéis de Poder” se aproxima

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Evandro Oliveira
Evandro Oliveira
PÓS GRADUADO EM GESTÃO E DIREÇÃO ESCOLAR; ESPECIALISTA EM "POLÍTICAS DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA", SABERES AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA AMAZÕNIA - PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA); GRADUADO CIÊNCIAS SOCIAIS COM ÊNFASE EM SOCIOLOGIA - UFPA; ATUA COMO PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA E COMO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR E CURSOS PRÉ-VESTIBULARES.
Como o grande sucesso “Game of Thrones”, “A Casa do Dragão” se passa no mesmo mundo medieval de Westeros

Com a estreia de “A Casa do Dragão”, que teve quase 10 milhões de telespectadores no fim de semana nos Estados Unidos, a HBO parece ter saído na frente em seu confronto de fantasia muito badalado contra a próxima série de “O Senhor dos Anéis”, da Amazon.

Como o grande sucesso “Game of Thrones”, “A Casa do Dragão” se passa no mesmo mundo medieval de Westeros.

A série da HBO "A Casa do Dragão" atraiu 10 milhões de  espectadores em sua estreia

Com a estreia no domingo passado, a série tem importância crucial para a rede a cabo e sua plataforma de streaming HBO Max.

A HBO aposta que seu spin-off vai igualar a popularidade de “Game of Thrones”, que por oito temporadas ganhou 59 Emmys, quebrando o recorde de uma série dramática na premiação da TV americana.

Na segunda-feira, um comunicado de imprensa apontou 9,986 milhões de espectadores como “a maior audiência de qualquer nova série original na história da HBO”.

No entanto, alguns analistas apontam que chamá-la de “nova série original” pode ser uma definição exagerada para um “spin-off” e que seu título principal atraiu 17,4 milhões em sua estreia na temporada final.

De qualquer forma, representa um sucesso para a Warner Bros Discovery, recentemente unificada e atualmente sob intenso escrutínio, enquanto tenta conquistar um lugar para si no cenário do entretenimento em rápida mudança, dominado pela chamada “guerra do streaming”.

Um competidor de peso chegará em 2 de setembro: “Os Anéis de Poder”, outro épico cheio de espadas, mas desta vez ambientado na Terra Média de J.R.R. Tolkien e criado pela plataforma Prime Video da gigante do varejo Amazon.

“Os Anéis de Poder” é considerado um projeto fetiche do fundador da Amazon, Jeff Bezos, e foram encomendadas cinco temporadas. É classificada como a série mais cara já produzida.

O senhor dos anéis: Os anéis de poder' ganha horário de estreia

Seu orçamento é de quase um bilhão de dólares em comparação com os 150 milhões gastos até agora em “A Casa do Dragão”. A HBO, no entanto, tem outras sequências e spin-offs ambientadas em Westeros em andamento.

“Grande fantasia”

Criadores e executivos de ambos os lados tiveram o cuidado de minimizar a rivalidade.

De fato, as comparações entre os programas podem ser mais difíceis do que nas batalhas de audiência da televisão do passado.

O retorno da HBO a Westeros com sua mistura viciante de dinastias, violência e sexo recebeu, em geral, elogios da crítica.

As críticas da série da Amazon continuam sob um estrito embargo.

Enquanto a HBO comemora seus primeiros números de audiência, a Amazon não é obrigada a divulgar essas estatísticas.

De fato, muitos do lado mais “tradicional” de Hollywood apontaram que o Prime Video – que produz televisão e cinema – pode não estar particularmente interessado nas mesmas métricas de seus aparentes rivais.

No início deste ano, o diretor do órgão comercial da indústria cinematográfica disse à AFP que seu grupo estava “muito preocupado” com o Amazon Prime, observando que o modelo de negócios do serviço de assinatura não estava “tentando ganhar dinheiro” com filmes e programas, mas atraindo consumidores para “comprar seus produtos e usar seus serviços de entrega”.

Ainda assim, os fãs de fantasia, incluindo George R.R. Martin – autor dos livros nos quais “Game of Thrones” e “A Casa do Dragão” são baseados – expressou esperança de que ambos possam ser bem sucedidos.

“Quero que as duas séries encontrem um público que as aprecie e ofereçam ótimos programas de televisão. Grande fantasia”, escreveu Martin em um post recente num blog.

“Quanto mais sucessos de fantasia tivermos, mais fantasia em geral teremos.”

Voz do Pará com informações da AFP

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