HISTÓRIA DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL

Leia mais

A utilização da internet como plataforma midiática fez com que houvesse uma diminuição do consumo dos meios tradicionais

Já imaginou como seria sua vida sem telefone, televisão e internet? Já parou para pensar na importância desses meios em nossas vidas? Os meios de telecomunicações servem para informar, entreter, resgatar e transmitir costumes culturais, além de refletir sobre os acontecimentos de uma época.
Sabe-se que, para que o processo de comunicação ocorra, é necessário que exista mais de uma pessoa, pois ele se processa por meio de um emissor, que utiliza um canal para transmitir uma mensagem a um receptor. A comunicação humana faz parte de um processo mais complexo, que é a informação, e esta faz parte de um outro processo mais simples, a organização. A informação é um elemento da comunicação humana, que é universal e faz parte de toda organização social.

Conhecendo a história

A invenção do papel pelos chineses, a criação da prensa por Gutenberg, a invenção do telefone por Graham Bell são exemplos de suportes utilizados para a comunicação. A chegada do telégrafo inaugura a era das telecomunicações no Brasil. Em seguida, foi a vez do telefone: após a invenção, em 1876, D. Pedro mandou instalar aparelhos em seu palácio e nas residências de seus ministros; formava-se a Telephone Company of Brazil.
Em 18 de setembro de 1950, com a primeira transmissão no Brasil, feita pela Rede Tupi de Televisão, que foi a primeira estação da América do Sul e a quarta do mundo, sendo o empresário Assis Chateubriand o responsável pelo feito.

Contudo, os testes começaram antes dessa data. No mesmo ano, ocorre a transmissão de uma apresentação musical feita pelo Frei José Mojica, posteriormente um show denominado Vídeo Educativo, e o último teste, uma apresentação com o presidente Getúlio Vargas.

Desde então, tanto o rádio como a televisão passaram por processos de melhorias tecnológicas e implantaram novos conteúdos. Mesmo com a criação da internet, na década de 1990, tanto os meios de comunicação impressos como o rádio e a televisão não perderam a importância, pois se utilizam da nova plataforma para complementar os conteúdos e atingir um público ainda maior.

      Evolução da comunicação humana e também dos meios de comunicação

Com os sistemas de telecomunicações, foi importante também criar mecanismos para controlar. Assim, fizeram história o Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT); o Conselho Nacional de Telecomunicações (CONTEL), para verificar a qualidade dos serviços; e a Empresa Brasileira de Telecomunicações (EMBRATEL), fundada para coordenar e supervisionar o sistema.

O cenário atual mostra a utilização da internet como plataforma midiática e fez também com que houvesse uma diminuição do consumo dos meios tradicionais. Dados do Relatório do Reuters Institute divulgado em 2021 e publicado pelo Diário Popular revelam que as redes sociais são as principais fontes de informação, ficando à frente da televisão pelo segundo ano consecutivo. A pesquisa ainda revelou que as TVs por assinaturas perderam aproximadamente 800 mil assinantes e que apenas 17% dos brasileiros estão dispostos a pagar para ler notícias.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais