Alienígenas podem estar usando redes quânticas para se comunicar através do espaço interestelar

Leia mais

A comunicação quântica mediada por fótons pode cobrir distâncias interestelares

Embora ainda não tenhamos encontrado nenhuma evidência de vida alienígena, isso não significa que não esteja lá fora, além do nosso alcance. Agora, uma equipe de pesquisadores montou um modelo matemático mostrando que os alienígenas podem estar se comunicando através do espaço – via física quântica.

Os esforços estão em andamento para tornar as comunicações quânticas uma realidade aqui na Terra. A ideia é que a mecânica quântica forneça certas propriedades que tornariam a transferência de informações inerentemente mais rápida e segura do que os sistemas regulares… se conseguirmos fazê-la funcionar.

Um dos principais obstáculos a serem superados antes que as redes quânticas possam ser estabelecidas é que elas são muito frágeis e suscetíveis a interferências. De acordo com este último estudo, essas redes poderiam se propagar pelo espaço sem se romper.

“Os estados quânticos que você geralmente considera muito delicados, e se houver algum tipo de interação externa, você meio que destrói esse estado”, disse o principal autor da pesquisa, o físico teórico Arjun Berera, da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, ao Science News.

Berera e seu colega Jaime Calderón-Figueroa, físico teórico da Universidade de Edimburgo, fizeram cálculos sobre o movimento dos raios-X no vazio do espaço para verificar a potencial decoerência (a quebra do estado quântico).

Se os fótons – partículas de luz – fossem usados ​​como partículas quânticas, determinaram os pesquisadores, eles poderiam ser irradiados por centenas de milhares de anos-luz, pelo menos, um trecho de distância maior do que toda a Via Láctea.

Isso ocorre em parte porque a densidade média da matéria no espaço é muito menor do que na Terra, e esse ambiente “mais limpo” significa menos chance de interferência. Mesmo as forças gravitacionais não seriam suficientes para tirar uma rede de comunicação quântica do curso.

“É plausível que a comunicação quântica mediada por fótons possa ser estabelecida em distâncias interestelares, em particular para fótons na região de raios-X abaixo da massa do elétron”, escrevem os pesquisadores em seu artigo publicado .

Que formas de vida alienígenas possam estar usando redes quânticas para falar umas com as outras ou tentar entrar em contato conosco é, claro, pura especulação – mas ao mesmo tempo dá aos astrônomos outro sinal potencial de vida que eles podem monitorar.

A “transferência considerável de informações” possível com um sinal quântico o tornaria atraente para qualquer inteligência extraterrestre no cosmos, dizem os pesquisadores, embora possa exigir um computador quântico totalmente funcional para decodificá-lo.

E mesmo a comunicação quântica não é mágica: a informação ainda não pode viajar mais rápido que a velocidade da luz, então as transmissões podem levar vários anos para chegar aos seus destinos.

Com base nessas descobertas, agora podemos adicionar a comunicação quântica, bem como a comunicação clássica, às possíveis maneiras pelas quais os alienígenas podem conversar uns com os outros – ou talvez tentar se dar a conhecer a nós.

“Em princípio, deve ser possível detectar um sinal quântico vindo de um corpo astrofísico ou mesmo um sinal inteligente de uma civilização extraterrestre”, escrevem os pesquisadores.

A pesquisa foi publicada na Physical Review D.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais